Escritora Raquel Ramos

O segundo período letivo terminou, na Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, com um encontro com a autora Raquel Ramos.

Gozando de uma proximidade singular com os alunos, favorecida pela sua experiência como docente, Raquel Ramos marcou assim a Semana da Leitura apresentando a sua obra enquadrada na literatura infantojuvenil.
Distribuída por duas sessões, a primeira foi dirigida aos alunos do terceiro ciclo do ensino básico, representados pela turma 7ºA VPA. Na presença dos docentes de Português e Expressão Dramática, Teresa Pereira e Fernando Borlido, respetivamente, foi em ambiente animado e entusiástico que autora e alunos se predispuseram à conversa em torno do ato criativo de Raquel Ramos, das suas influências literárias, do seu percurso escolar e da sua vida profissional.
Estes alunos, para surpresa da autora, apresentaram a Raquel Ramos os diferentes trabalhos por eles produzidos, desenvolvidos em torno do seu livro Diário de Ana Jona, 13 anos.
A finalizar, à qual não é alheio o projeto Nosso Mar implementado na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, os alunos despediram-se da autora com a declamação de Gerges! anda ver meu país de Marinheiros.
Numa segunda sessão, dirigida aos alunos do segundo ciclo do ensino básico, representados por todos os alunos do 6.º ano, foi também apresentado à autora o trabalho desenvolvido em contexto de sala de aula, sob a orientação dos docentes de Português, em resultado da leitura orientada de Diário de Ana Joana, 12 anos. Destes contou-se o trabalho vencedor do concurso de expressão criativa Carta a Ana Joana, apresentado pelos seus autores durante a sessão, merecendo de Raquel Ramos a oferta de exemplares autografados de Diário de Ana Joana, 12 anos.
Com estes alunos se renovou o entusiasmo da escritora e a satisfação das curiosidades dos alunos em torno de Raquel Ramos, registando-se um momento de valorização da escrita e da leitura, numa mobilização em favor da cultura, distinguindo-se a ação da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, em geral, e da Biblioteca Escolar, em particular, na sua integração na ação do agrupamento de escolas de todo o concelho de Caminha.

Sem comentários: