Dólmen da Barrosa

O mês de dezembro assinala, na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora e em todo o agrupamento de escolas, a partilha de resultados intermédios do desenvolvimento do Domínio da Autonomia Curricular (DAC), no quadro da Autonomia e Flexibilidade Curricular implementada em todas as unidades escolares.
Com um forte cariz local, particularmente focado no conhecimento territorial, marcado pela natureza, a história, usos e costumes, o desenvolvimento do DAC no 5º ano do 2º ciclo do ensino básico promove, a 16 e 17 de dezembro, um intercâmbio de alunos do agrupamento, que fará anfitriões os que em Vila Praia de Âncora frequentam a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.
É nessa qualidade que servirão de divulgadores dos espaços e dos ícones mais relevantes de Vila Praia de Âncora.
 A preparação para este momento vem decorrendo desde o início do ano e tem sido marcada por ações que servem os propósitos disciplinares e os interesses dos próprios alunos. 
Nesse contexto, a terminar o mês de novembro, estes alunos realizaram uma visita de estudo ao emblemático Dólmen da Barrosa. 
Acompanhados pelos docentes Flamiano Martins, Isidoro Rodrigues, Jovina Domingues e Carla Pedrosa, com o apoio da Assistente Técnica Rosa Esteves e orientação profissional do arqueólogo Nuno Magalhães, os alunos tomaram boa nota dos modos de vida mais ancestrais deste espaço geográfico, a importância da fertilidade dos solos na fixação das populações e a relevância hierárquica de quem por vivia e morria. O Dólmen é disso um exemplo, tendo servido de local fúnebre para os mais importantes da comunidade.
Esta atividade resultou da parceria que une o agrupamento de escolas ao município de Caminha, desta feita afirmada pelo envolvimento do Museu Municipal.













Sem comentários: