Consciente de
que a escola tem um papel fundamental na educação e formação das crianças e
jovens em matéria do consumo, o Agrupamento de Escolas Coura e Minho decidiu
implementar, de dezasseis a vinte de abril, a Semana do Jovem Consumidor.
Esta atividade
logrou colocar os direitos dos consumidores na ordem do dia através do debate
com os alunos, diariamente, durante uma semana, nos primeiros 5 minutos de uma
aula. Ao longo desta semana, todas as crianças e jovens do Agrupamento tiveram
oportunidade de, em cada um dos dias, discutir, em sala de aula, uma das
temáticas propostas pela DECO, a saber: comprar sem querer; cartões de crédito
e cartões de débito; pensar por nós; dinheiro e felicidade e o poder do
consumidor.
Com esta
atividade o Agrupamento de Escolas Coura e Minho contribuiu para o
desenvolvimento do espírito crítico e sensibilizou os jovens para a promoção
dos direitos e deveres do consumidor, com vista à formação de cidadãos
solidários, participativos e empenhados na transformação progressiva do seu
meio.
A participação dos
alunos nesta atividade superou as expectativas iniciais, verificando-se que os
alunos tinham interesse nas temáticas e que as gostariam de desenvolver com
mais profundidade.
Numa
altura em que nos deparámos com uma situação de crise económica, este é um
contributo para ajudar as famílias a combater o consumismo e para as tornar
mais conhecedoras dos seus direitos como consumidores, pois as crianças e
jovens foram alertados para a importância de consumir o necessário não entrando
em extravagâncias.
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