CNL

Nos passados dias 15, 22 e 29 de janeiro decorreu a fase escolar do Concurso Nacional de Leitura, que envolveu os alunos da Escola Básica e Secundário do Vale do Âncora. 

No primeiro destes dias, participaram os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos, seguindo-se os alunos do Ensino Secundário, terminando esta fase com os alunos dos 3.º e 4.º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico.
À prova estiveram os conhecimentos dos alunos sobre as obras “O Principezinho”, “O Pintor Debaixo do Lava-Loiças”, “Fada Oriana” e “O Homem da Nuvem Escura”, dando corpo aos objetivos deste programa, promotor do interesse pela leitura e pelo estímulo gerado em torno dos livros.
Num envolvimento especial, pela própria identidade e vocação, a Biblioteca Escolar recebeu os alunos a concurso em alojamento virtual, albergando o questionário na sua página online, acedendo os concorrentes a este espaço virtual para assim responderem ao questionário respetivo.
Com início a 4 de outubro de 2019, a 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre até ao dia 6 de junho de 2020 e é sempre interessante medir a possibilidade de estar presente, no dia da grande final, em Oeiras. Para isso contribuiu o desenvolvimento desta fase escolar no Agrupamento de Escolas, e de forma particular na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.
O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), a quem cabe o desenvolvimento e acompanhamento das quatro fases que constituem o concurso, que não deixando de ser uma competição, é sobretudo um estímulo à aquisição do gosto pela leitura e consolidação de hábitos leitores, promovendo a sua compreensão, transversal a todos os ciclos de ensino.



Sem comentários: