Sob a alçada da ação pedagógica do Grupo Disciplinar de Física e Química, esta visita respondeu à necessidade de melhor apoiar as decisões formativas dos alunos, dando-lhes a conhecer as realidades do sistema de ensino superior, as suas valências, as suas disponibilidades e capacidades, o seu desempenho, o seu apoio e as perspetivas de futuro que as mesmas assumem.
A escolha da Escola de Ciências associou-se ao percurso escolar destes alunos, cuja preparação poderá levá-los a um dos cursos aí ministrados.
Num dia pleno de atividades, os alunos conheceram o espaço físico do pólo universitário de Gualtar (Braga), observando as suas dinâmicas, e tiveram a oportunidade de testemunhar parte da vida académica vivida na Escola de Ciências de Universidade do Minho.
Com sessões preparadas para os acolher, foram os laboratórios a servirem de anfitriões logo pela manhã. No laboratório de eletromagnetismo, os alunos experimentaram e visualizaram réplicas de experiências que ditaram a unificação da eletricidade e do magnetismo, testemunhando a indução eletromagnética, identificando os processos pedagógicos seguidos nas salas de aula capazes de os fazer reconhecer conceitos e aplicações. No laboratório de filmes finos foi-lhes dado a conhecer uma técnica de revestimento com materiais nobres, no caso, o ouro. Já no campo da Investigação e Desenvolvimento, os alunos conheceram dois projetos em curso, um voltado para o aproveitamento de composto (produto da compostagem de resíduos orgânicos) na remoção de metais pesados e outro no desenvolvimento de materiais substitutos das pilhas de lítio, utilizando produtos naturais, como a seda.
Não se esqueceu a apresentação da escola, da sua oferta formativa, da sua interligação às demais escolas da Universidade e seus departamentos, bem como à estrutura curricular que determina a existências de ciclos de estudos e que possibilita decisões distintas no final do 1º ciclo e do 2º ciclo da formação superior.
Para a tarde reservou-se o conhecimento, os saberes e as aplicações de fármacos ao longo da história da humanidade. Numa sessão de elevado interesse, os alunos confrontaram realidades populares com evidências científicas, identificando igualmente enganos e controvérsias entre a ciência e a publicidade que hoje domina a decisão, e por vezes o entendimento, de cada um.
Com o acompanhamento pedagógico dos docentes Agostinho Oliveira, Florinda Alves, Joaquim Celestino Ribeiro e Sandra Silva, o Agrupamento de Escolas de todo o concelho de Caminha deu mais um contributo para que os seus alunos consolidem saberes e determinem, com mais conhecimento, as suas opções futuras.
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