Envolvendo alunos da escola sede (Caminha) e da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Vila Praia de Âncora), a visita de estudo à capital de França decorreu, este ano, de 20 a 23 de fevereiro e durante 4 dias (3 noites) foi intenso o programa que procurou corresponder às expectativas dos alunos e às determinações curriculares da disciplina, reservando-se ainda alguns momentos para a apreciação da cidade que tem tanto de belo como de mágico, tanto de luz como de brilho.
A oportunidade gerada pela promoção de uma visita de estudo supervisionada pedagogicamente por docentes é sempre garantia da melhor gestão de locais a visitar e desta viagem fica esse mesmo registo. Dos emblemáticos Champs Elysées à Cité, do moderno Bairro de La Défense a Montmartre, de Les Halles às Tuilleries, da Concorde a Beaubourg, ficaram as imagens únicas de ícones singulares da cidade como o Arc de Triomphe, Notre-Dame, o Grand Arche de La Défense, Sacré Coeur, Musée du Louvre ou o Centre Georges Pompidou.
Mas uma visita a Paris não pode ignorar a mundialmente famosa Tour Eiffel e os alunos do agrupamento, acompanhados pelas docentes Emília Roda, Teresa Dantas, Helena Brás e Clara Vieira, subiram ao terceiro andar retendo as imagens mais amplas da cidade.
Para que o conhecimento histórico não fosse esquecido houve ainda a visita guiada à cidade, com guia local, percebendo-se a importância da capital francesa ao longo dos tempos, da sua recriação em certos momentos, do seu passado imponente à modernidade que marca as épocas mais recentes. Paris é um pouco de tudo isto, uma referência na arte e nas experiências sociais que deixa marcas nas suas ruas e edifícios.
Um passeio de bateaux-mouche completou o percurso pelas áreas urbanas e aproximou os alunos do Sena, rio que atravessa Paris e que encerra tantas histórias quantas a própria cidade. O percurso histórico completou-se com a ida ao Palácio de Versailles e à constatação de um período de ostentação que terminaria em declínio. Paris foi também um exemplo de mudança, de liderança e ruturas, e Versailles testemunha, de certa forma, isso mesmo.
Já no plano social, e refletindo a importância da cidade noutros domínios, esta visita integrou ainda um dia passado na Disneyland – Paris, vivendo o entusiasmo da diversão e a magia do espetáculo de encerramento que faz de todos sonhadores, perdidos numa infância aparentemente longínqua mas de certa forma tão próxima.
Conscientes de uma viagem bem sucedida, é a memória dos alunos do agrupamento que certifica a boa decisão pedagógica de, através desta viagem, se dar um forte contributo para a melhoria do sucesso educativo, reforçando-se a valorização das áreas de expressão linguística, social e cultural, permitindo, através do contacto direto com vivências e hábitos próprios da sociedade francesa, consolidar as aprendizagens associadas ao estudo de uma língua estrangeira, em geral, e da língua francesa, em particular. Esta forma de aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, associada ao estímulo gerado pelo contacto intercultural capaz de identificar aspetos socioculturais e geográficos de França, fortalece os saberes e valida a ação da escola, que assume ainda primazia na gestão das vivências em grupo em contextos formais e informais.
Esta visita contou com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, que se associou a esta iniciativa assumindo o transporte entre as escolas e o aeroporto.
Sem comentários:
Enviar um comentário