Teatro: FELIZMENTE HÁ LUAR


No passado dia 2 de Março, os alunos do 12º ano, das turmas A, B, C e D deslocaram-se a Vila Nova de Gaia para presenciar a representação da peça: Felizmente há Luar de Luís de Sttau Monteiro.
Esta iniciativa foi organizada e levada a cabo pelas docentes da disciplina de Português das turmas D e A: Emília Roda e Maria Cristina Pereira, mas também contaram com o acompanhamento das colegas Luciana Ribeiro e Helena Brás.
O grupo saiu da escola por volta das 8,30h e chegou a Vila Nova de Gaia cerca das 10h. Foram logo encaminhados para a sala de espectáculos para assistir aos dois actos da peça mencionada anteriormente. Foi em silêncio e com grande expectativa que se aguardou pela abertura do palco.
Durante toda a representação os alunos mantiveram-se atentos e concentrados observando tudo o que se passava em cena. Por vezes comoveram-se, havendo mesmo, no final, alguma mostra de revolta solidária com o sofrimento e terror dos mais fracos e oprimidos, situações representadas de forma clara e verosímil pelos actores .
No final todos estavam satisfeitos por ter tido a ocasião de presenciar um espectáculo tão interessante que os despertou para o estudo da obra incentivando-os a conhecerem mais e melhor a nossa História. Durante o trajecto para o almoço, muitos foram os comentários sobre a obra e o desejo de, sempre que for possível, voltar a assistir a representações de outras obras que façam parte do curriculum de estudo, pois a sua abordagem será mais atractiva e a compreensão mais fácil.
O almoço decorreu no Centro Comercial, onde cada um fez a sua opção, aproveitando-se ainda o espaço para apreciar os diferentes locais de acordo com os interesses de cada um. A Chegada à escola ocorreu no horário previsto, sem qualquer contratempo.
A visita foi extremamente produtiva a vários níveis: os alunos saborearam o que presenciaram; consolidaram conhecimentos; conviveram fora do contexto escolar; conheceram outros intervenientes e interagiram com eles, e ficaram sensibilizados e motivados para o estudo da obra em contexto de sala de aula.
As professoras: Emília Roda e Maria Cristina Pereira

Sem comentários: