EB 2,3/S de Caminha Vice-Campeã de Andebol Juvenil

A EB 2,3/S de Caminha participou pela primeira vez nas finais Nacionais de Andebol em Juvenis Femininos. Uma estreia repleta de emoções fortes, novas amizades, e um brilhante 2º lugar na bagagem de regresso.

Realizada nos pavilhões municipais da Mealhada e do Luso nos dias 21 a 23 de Maio, a fase final nacional de Desporto Escolar é a última prova do calendário escolar e reúne as campeãs regionais de todas as Direcções Regionais de Educação.

A representante do Norte foi precisamente a equipa da EB 2,3/S de Caminha, que após causar surpresa no apuramento regional, derrotando as equipas favoritas, carimbou o passaporte para os Nacionais.

Determinadas mas conscientes da dificuldade da prova, as jovens caminhenses compareceram na prova dispostas a alcançar o pódio, numa competição onde as principais rivais foram o Externato D. Fuas Roupinho (Nazaré, representando Lisboa e o Vale do Tejo), a ES Diamantina Negrão (Albufeira, representando o Algarve) e a ES Adolfo Portela, que defendeu o título nacional obtido no ano anterior (Águeda, representando a região Centro).

A jovem equipa caminhense revelou-se um obstáculo difícil e inesperado para as suas adversárias, atingindo facilmente a disputa dos lugares cimeiros da tabela. À excepção da EB 2,3/S de Caminha, todas as equipas eram repetentes nos nacionais, e os jogos disputados foram todos muito equilibrados. Valeu a enorme qualidade das jogadoras de Caminha, que ultrapassaram as formações do Algarve (36X19) e de Lisboa (23 X 11) e levaram a decisão do título nacional para o jogo contra a equipa do Centro.

Embora extremamente motivada e disposta a dar tudo por tudo no derradeiro jogo, a equipa de Caminha não teve soluções suficientes para ultrapassar as dificuldades que as adversárias lhes colocaram. A equipa representante do Centro, que recentemente participou nos Campeonatos do Mundo de Desporto Escolar, manteve-se durante todo o jogo à frente no marcador, embora este fosse muito equilibrado e disputado do princípio ao fim. O resultado final foi de 21 X 29 e determinou o título de Vice-Campeãs Nacionais para as jogadoras da EB 2,3/S de Caminha que desta forma terminaram em grande a sua participação nas Finais Nacionais de Desporto Escolar.

Tempo ainda para um convívio intenso entre jogadoras e restantes participantes nos nacionais (futebol, voleibol, râguebi, basquetebol, natação, atletismo e golfe) com um ponto alto na festa final dos atletas cujas memórias perdurarão para toda a vida nos olhos destas jovens - que em 3 anos de disputas em campeonatos escolares apenas perderam… o último jogo, descobrindo que o objectivo final vale muito menos do que o caminho percorrido (de forma exemplar) para o atingir.

Sem comentários: