Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi comemorado, no Agrupamento de Escolas Coura e Minho, a 3 de Dezembro de 2010, com a actividade intitulada “Viver a Diferença”, promovida pelo Núcleo de Educação Especial em articulação com docentes de diferentes áreas.


O objectivo subjacente a esta actividade foi o de sensibilizar cada um de nós a aprender a “Viver a Diferença” com responsabilidade e respeito, aceitando-nos como pessoas de características únicas que coexistem, partilham e vivem num mundo cada vez mais globalizante, sabendo que a nossa responsabilidade na aceitação da pessoa diferente não pode ficar adormecida, mas sim emergir em cada dia.

Deste modo, foi possível, sobretudo através da presença de todas as crianças e jovens, desde o 1º ciclo do Ensino Básico ao Secundário, docentes e não docentes envolvidos e participantes, a reflexão sobre como será ser-se “diferente”, sobre os direitos humanos, e sobre a nossa responsabilidade em contribuir para um melhor acolhimento da pessoa portadora de deficiência no seu dia-a-dia.

Num tempo em que tanto se fala de Inclusão, urge dizer que a inclusão é um direito de qualquer criança ou pessoa portadora de deficiência e a comunicação é um dos meios de a instituir. A aceitação da “diferença” é por isso determinante, para que a intervenção da Sociedade em geral e da Escola em particular seja adequada, atempada e possível. Só assim, o nosso contributo individual possibilitará um melhor e efectivo desenvolvimento biopsicossocial da pessoa portadora de deficiência. Acreditamos que com maior informação e sensibilização, poder-se-ão dissolver preconceitos e ter uma atitude de verdadeira inclusão. Sabemos que não é fácil, no entanto, são absolutamente necessárias acções de humanização que alertem para este facto incontornável do mundo em que todos vivemos.

Sem comentários: