Palestra “O Cometa da República e mais alguns mitos”

Inserida na 2.ª Semana de Astronomia Luciano Pereira da Silva, organizada pela Biblioteca Escolar e pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, decorreu, no Auditório da EB 2,3/S de Caminha, no dia 10 de Fevereiro, uma palestra orientada pelo Professor Doutor Luís Cunha, do Departamento de Física da Universidade do Minho.


A palestra, dirigida aos alunos das turmas A, B, C e D do 7.º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas, centrou-se, inicialmente, sobre o que são cometas, quais as suas origens dentro do Sistema Solar, qual a sua constituição química, assim como histórias e mitos desde a Antiguidade associados às aparições dos mesmos, com especial ênfase para o cometa Halley, cuja penúltima “aparição” se deu precisamente em 1910.

Numa segunda parte, o palestrante debruçou-se com maior pormenor nos medos e receios que, em 1910, um cientista, algo precipitado nas suas conclusões, induziu na população mundial, com a preciosa ajuda dos jornais da época. Este momento da palestra foi bastante divertido: pudemos ler as notícias alarmistas de jornais franceses, ingleses e portugueses sobre as terríveis emanações gasosas de ácido cianídrico que o cometa Halley iria lançar sobre o nosso planeta, muito provavelmente, a 19 de Maio de 1910, facto que acabaria com a raça humana! Anúncios incríveis começaram a ser publicados na imprensa. Um propunha alugar submarinos a quem tivesse dinheiro para tal, uma vez que o referido ácido é pouco solúvel em água, pelo que debaixo da mesma as pessoas estariam a salvo!... Outros sugeriam a compra de guarda-chuvas anti-cometa. Outros ainda apresentavam a venda de todo o tipo de elixires e poções capazes de anular o efeito da ventania cometária de ácido. Mesmo durante a última passagem do cometa Halley, ocorrida no ano de 1986, ainda se verificaram alguns medos e cometeram-se exageros em quantidade; por exemplo, uma seita religiosa norte-americana suicidou-se colectivamente.


Apesar de toda esta pseudo-ciência que se agrega à passagem de cometas, ficou claro para os nossos alunos e docentes que assistiram, que os cometas em nada contribuem para a nossa felicidade ou infelicidade, com uma única excepção: as imagens dos cometas são realmente belas.

O Professor Luís Cunha finalizou a sua palestra falando um pouco de outros mitos que associamos de alguma forma à Astronomia, abordando a questão dos seres extra-terrestres inteligentes. O investigador da Universidade do Minho disse que acreditava que os extra-terrestres existem, possivelmente até na nossa galáxia, mas referiu também que acredita firmemente que até à data ainda não fomos visitados por nenhum. Argumentou que o desafio tecnológico para esse feito é gigantesco e que as distâncias envolvidas nessas viagens são astronómicas. Para alguns dos nossos alunos, amantes de filmes de ficção extraterrestre e com um imaginário febril, foi um balde de água gelada, daquela de que se fazem os cometas!

Prof. Agostinho Oliveira

Sem comentários: