EB2,3/S de Caminha presente em mais uma edição do REDEmat

A EB2,3/S de Caminha participou em mais uma edição do REDEmat (competições em rede de Matemática), promovida pela Universidade de Aveiro, que decorreu no dia 2 de Março.

O entusiasmo e a motivação suscitados por esta iniciativa foram claramente visíveis através da forte adesão dos participantes: concorreram 202 alunos deste estabelecimento de ensino – 78 do 2.º Ciclo, 88 do 3.º Ciclo e 36 do Ensino Secundário, tendo Mariana Laranjeira e Ana Renata Magalhães obtido a 15ª posição a nível nacional.


O REDEmat oferece um conjunto de desafios matemáticos à distância para os diferentes ciclos de ensino, estando todas as escolas participantes do país em competição, no mesmo dia e à mesma hora. Cada prova apresenta 20 níveis, 2 vidas por cada nível e duração de 20 minutos. O principal objectivo desta competição é incentivar os alunos para o estudo da Matemática, sensibilizando não só os participantes, mas toda a comunidade envolvente para a problemática do ensino desta disciplina.


A participação no REDEmat é uma das muitas estratégias promovidas pelos docentes de Matemática da EB2,3/S de Caminha para desmistificar as dificuldades que estão normalmente associadas ao ensino e aprendizagem desta disciplina e que levam os alunos a distanciar-se do seu estudo. Das outras que vêm sendo implementadas, merecem realce a Oficina da Matemática, o Problema do Mês, Provas Canguru, Olimpíadas da Matemática e PmatE, que têm contribuído para que toda a comunidade escolar assuma uma atitude pró-activa e confiante face a esta ciência crucial no percurso escolar e de vida dos nossos educandos.

Sem comentários: