XVI Olimpíadas do Ambiente

A EB2,3/S de Caminha participou nas XVI Olimpíadas do Ambiente, desta vez nas modalidades de Ambiente à Prova e Ambiente e Arte, nas categorias júnior e sénior, ficando apurado para a Final Nacional, que decorreu entre 28 de Abril e 1 de Maio, no Algarve, o aluno Tiago Bouça Nova, do 12ºano, representando o distrito de Viana do Castelo pela segunda vez consecutiva.

As Olimpíadas do Ambiente são organizadas pela Quercus em parceria com a Universidade Católica Portuguesa e o Zoomarine e esta edição assumiu como tema em foco a Água, pretendendo sensibilizar a comunidade escolar para a problemática ambiental e aprofundar o conhecimento sobre a situação ambiental portuguesa e mundial. Estes são também objectivos fundamentais para o Agrupamento de Escolas Coura e Minho que considera essencial promover a defesa do Ambiente, numa perspectiva de educação para a cidadania e de desenvolvimento pessoal e social.

A modalidade Ambiente à Prova decorreu em duas eliminatórias, que se realizaram na escola, com a participação de cerca de 80 alunos das duas categorias, sendo seleccionados para a 2ª eliminatória 5 alunos da categoria júnior e 2 da categoria sénior. Deste grupo, foi apurado para a Final Nacional, o aluno Tiago Bouça Nova.


Na modalidade Ambiente e Arte, cujo desafio era apresentar um cartaz que pudesse ser a forma de divulgação da próxima edição das Olimpíadas do Ambiente (2011/2012), pretendia-se que os alunos integrassem a criatividade artística como elemento de comunicação das questões ambientais e de sustentabilidade. A aluna Maria Manuel Ramos, do 11º ano, foi a vencedora a nível de escola, tendo o seu projecto representado a EB2,3/S de Caminha.

Sem comentários: