1ª fase do campeonato distrital de xadrez

O polivalente da EB 2,3/S de Caminha recebeu, no passado dia 8 de fevereiro de 2012, 52 alunos que aceitaram o desafio de disputar oito partidas de xadrez inseridas na primeira jornada do campeonato distrital desta modalidade. Os alunos pertenciam não só ao Agrupamento de Escolas Coura e Minho, mas também à EB2,3/S Pintor José de Brito de Santa Marta, EB2,3/S de Arcos de Valdevez e a EB2,3/S de Paredes de Coura. 
Esta iniciativa, dinamizada pelo clube de xadrez do Agrupamento de Escolas Coura e Minho, sob coordenação do professor Arsénio Calheiros, contou também com o trabalho voluntário dos antigos alunos Ana Margarida Rodrigues e Cristiano Barbosa, que orientaram os alunos da EB1 de Caminha de uma forma irrepreensível, possibilitando uma preparação exemplar destas crianças que obtiveram excelentes resultados.

A prática de xadrez encontra-se já enraizada neste agrupamento de escolas que continua a trabalhar com o objetivo de criar hábitos de vida saudáveis, desenvolver a capacidade de concentração e contribuir para melhorar a auto-estima. O ensino e aprendizagem do xadrez em contexto escolar permite valorizar o raciocínio e desenvolver capacidades de observação, reflexão e de decisão.

Sem comentários: