“Gira Pró Inferno”

No passado dia 13 de Janeiro, setenta e cinco alunos da Escola EB 2,3/S de Caminha, acompanhados pelos professores Maria Helena Brás, Luciana Ribeiro, Cristina Viana e Fernando Borlido, dirigiram-se ao Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo.  O objetivo desta saída foi assistir à representação “Gira Pró Inferno”, uma adaptação de Castro Guedes da obra de Gil Vicente “Auto da Barca do Inferno”, resultando daí uma divertida peça que nos mostra a actualidade da crítica vicentina.

Os atores deram vida não só às personagens de Gil Vicente, como também a figuras contemporâneas. E, à semelhança do público quinhentista, estes alunos assistiram à eterna luta entre o Bem e o Mal, tendo ficado uma mensagem de esperança nos valores, nas mentalidades e nas atitudes, que poderão tornar o mundo melhor.

“Esta visita foi muito importante, porque ver teatro é uma maneira diferente de aprender e aplicar os conhecimentos das aulas de Português e de Teatro. É transmitida uma mensagem, ao mesmo tempo que nos divertimos.” (Ariana Fernandes, 9ºC)

“Na minha opinião, a cena que mais contagiou o público foi a cena do Homem TV e a sua respetiva Assistente, talvez pelo modo de interacção com a plateia, o vestuário e a respectiva crítica dirigida.” (Ana Rita Pereira, 9ºD)

“Outra coisa de que gostei muito foi da forma como estavam representadas ambas as barcas: a do Diabo com rochas e pedras, que representavam a morte, e a do Anjo com peixes, como se de um aquário se tratasse, representando a vida.” (Clara Bento, 9ºD)

“Sem dúvida uma excelente adaptação que até permite transposições de comparação para os dias de hoje, porque é de sempre, de todos os tempos e, ao mesmo tempo bem português e bem atual” (Joana Alves, 9ºD)

“Continuam a existir muitos problemas no homem, como a falta de princípios. Conclui-se, então, que a sociedade, depois de quatrocentos anos, não evoluiu assim tanto…” (Ariana Fernandes, 9ºC)

Sem comentários: