Parlamento dos Jovens do Ensino Básico e Secundário

Redes Sociais: participação, cidadania e combate à discriminação

No dia 16 de janeiro realizou-se, na EB2,3/S de Caminha, o debate no âmbito do Parlamento dos Jovens Básico subordinado ao tema “Redes sociais: combate à discriminação”. Este debate que reuniu os alunos candidatos a deputados do 9ºB, 8ºB e C, 7ºA e 5ºD contou com a presença da professora Maria Esteves, Diretora do Agrupamento de Escolas Coura e Minho, da professora Eduarda Pereira de Castro, organizadora do evento e do deputado Eduardo Teixeira, representante da Assembleia da República. 


O deputado Eduardo Teixeira apresentou uma comunicação que permitiu ilustrar as muitas explicações que deu aos alunos sobre a dinâmica da Assembleia da República e o papel deste órgão de soberania na vida democrática do nosso país. Posteriormente, disponibilizou-se para responder às questões que os jovens haviam preparado. A empatia com o deputado Eduardo Teixeira foi tal que os alunos envolveram-se num diálogo sério e produtivo e manifestaram também as suas preocupações relativamente à crise económica que o país atravessa, formulando perguntas que denotavam uma forte consciência política e social.


A sessão de sensibilização e informação para os alunos dos 10º e 11º anos, para discussão no âmbito do concurso Parlamento dos Jovens – Secundário, realizara-se já no final do mês passado, tendo sido convidado para a sessão o deputado caminhense Jorge Fão que, uma vez mais, mostrou grande disponibilidade, quer para explicar a importância e o funcionamento da Assembleia da República, quer para responder às perguntas relacionadas com o tema de discussão proposto para este ano e muito do agrado dos alunos.




Foi com grande satisfação que o deputado Jorge Fão registou questões interessantes e atuais e tentou responder com verdade e atualidade, sobretudo porque estava em presença de um público que ele próprio entendeu como ser um grupo populacional (jovens) que cada vez mais está permeável a todas as problemáticas relacionadas com as redes sociais.

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