Semana do Consumidor


Consciente de que a escola tem um papel fundamental na educação e formação das crianças e jovens em matéria do consumo, o Agrupamento de Escolas Coura e Minho decidiu implementar, de dezasseis a vinte de abril, a Semana do Jovem Consumidor.

Esta atividade logrou colocar os direitos dos consumidores na ordem do dia através do debate com os alunos, diariamente, durante uma semana, nos primeiros 5 minutos de uma aula. Ao longo desta semana, todas as crianças e jovens do Agrupamento tiveram oportunidade de, em cada um dos dias, discutir, em sala de aula, uma das temáticas propostas pela DECO, a saber: comprar sem querer; cartões de crédito e cartões de débito; pensar por nós; dinheiro e felicidade e o poder do consumidor.

Com esta atividade o Agrupamento de Escolas Coura e Minho contribuiu para o desenvolvimento do espírito crítico e sensibilizou os jovens para a promoção dos direitos e deveres do consumidor, com vista à formação de cidadãos solidários, participativos e empenhados na transformação progressiva do seu meio.

A participação dos alunos nesta atividade superou as expectativas iniciais, verificando-se que os alunos tinham interesse nas temáticas e que as gostariam de desenvolver com mais profundidade.



Numa altura em que nos deparámos com uma situação de crise económica, este é um contributo para ajudar as famílias a combater o consumismo e para as tornar mais conhecedoras dos seus direitos como consumidores, pois as crianças e jovens foram alertados para a importância de consumir o necessário não entrando em extravagâncias.

Sem comentários: