“O Mundo na Escola – A Física no dia-a-dia”


O Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Caminha recebe, entre os dias 6 e 17 de maio, a exposição itinerante “A Física no dia-a-dia”, no âmbito do Programa “O Mundo na Escola” (do Ministério da Educação e Ciência), que visa aproximar a escola à Ciência e Tecnologia.
Esta exposição, patente na EB1/JI de Caminha, encontra-se ancorada na obra “A Física no dia-a-dia” de Rómulo de Carvalho. Concebida pelo Pavilhão do Conhecimento, onde esteve exposta entre novembro de 2011 e setembro de 2012, foi posteriormente adaptada para uma itinerância por 28 escolas do país, sob orientação científica de Pedro Brogueira e Filipe Mendes, físicos e professores do Instituto Superior Técnico (IST). 



Numa lógica de continuidade, pelo sucesso alcançado com a exposição original, “A Física no dia-a-dia” está estruturada segundo a organização de uma casa – quarto, sala, escritório, cozinha e jardim – e recorre a objetos do nosso quotidiano (clipes, pregos, espelhos, relógios, chaleiras, balanças de cozinha…) para explicar princípios básicos da Física Clássica.
Os visitantes poderão usufruir de um conjunto de atividades interativas e cheias de cor que, de uma forma simples e cativante, mostram como a ciência e a tecnologia estão tão presentes no nosso quotidiano.
Trata-se de uma exposição única, que estimula a curiosidade científica, promovendo reflexões e interrogações sobre questões fundamentais. A exposição estará aberta nos dias úteis, entre as 9h e as 17h, para os alunos acompanhados pelos professores e durante o fim de semana para toda a comunidade educativa.

Sem comentários: