Visitas de Estudo | Visionarium e Barcelona

A 9 de abril, e de acordo com o plano de actividades do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, foi realizada uma visita de estudo ao Visionarium, em Santa Maria da Feira. Envolvendo a totalidade dos alunos do oitavo ano, esta atividade complementou a ação letiva desenvolvida pelo grupo disciplinar de Física e Química.
A interação pedagógica, facilitada pelo Visionarum, aliada ao conjunto expositivo de características intuitivas, promoveram novas aprendizagens e consolidaram saberes previamente adquiridos, salientando-se os que mais se adequam ao nível de literacia científica dos alunos, particularmente nos domínios do estudo do som, da luz e da constituição do mundo material. 

Estas unidades temáticas, lecionadas na disciplina de físico-química no oitavo ano, foram assim consideradas prioritárias pelos docentes desta área curricular na organização desta visita, procurando nela medir as competências dos alunos e a sua capacidade de agir no uso dos domínios científicos, corporizando princípios pedagógicos de valorização das atividades letivas.
O entusiasmo dedicado à busca das mais diversas oportunidades de aprendizagem, em consonância com a gestão curricular feita nas salas de aula e no espaço escolar, caraterizam o espaço pedagógico dinâmico assumido pelo agrupamento de escolas do concelho de caminha e pelos seus professores. 
Feita no âmbito das aprendizagens do departamento de matemática e ciências experimentais, esta actividade expressa assim o relevo do reforço letivo como valor acrescentado no crescimento intelectual dos alunos, elemento de distinção nas aprendizagens promovido pela EB/S de Caminha.

Estes princípios versam ainda oportunidades além fronteiras, tal como aconteceu entre os dias 18 e 22 de março último, levando os alunos do 10ºB, 10ºC, 10ºC1, 11ºC e 12ºC, do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, em visita de estudo a Barcelona, acompanhados pelos professores Carla Ramos, Mário Silva, Margarida Barbosa e Nuno Gonçalves.


Esta viagem possibilitou o contacto com a língua, a arte e cultura espanholas, num espaço temporal que privilegiou a visita a vários monumentos e locais desta cosmopolita e carismática cidade, entre os quais o Museu Nacional de Arte da Catalunha, Castelo de MontJuic, Casa Milà, Sagrada Família, Passeio de Gracia, Casa Batlló, Casa Amatlle, Praça de Espanha, Fundação Joan Miró, Camp Nou, Fontes Mágicas, Park Guell, Bairro Gótico, Catedral de Barcelona, Palau de la Generalitat, Plaza St. Jaume, Ramblas, Praça da Catalunha, Praça de Colón, entre outros.
As atividades potenciadoras de dotar os alunos de capacidade e competências de mobilidade além fronteiras têm assumido particular relevo no agrupamento de escolas do concelho de Caminha, na certeza de uma formação integral diferenciada e reconhecidamente mais válida na preparação dos jovens para uma vida adulta. As visitas de estudo, acompanhadas e devidamente enquadradas nas práticas letivas e no espírito pedagógico determinado pelo projeto educativo, são assim uma referência que congrega a ação coletiva de toda a comunidade, refletindo o espírito democrático e participativo deste agrupamento de escolas.

Sem comentários: