Viagem a Paris!

Os alunos da opção de Francês do 9ºano da EB/S de Caminha visitaram a cidade de Paris entre os dias 28 e 31 de março. Promovendo o desempenho linguístico e a interação cultural, 38 alunos, acompanhados por quatro professores fizeram da interrupção das atividades letivas da Páscoa um momento de aprendizagem e de validação das competências adquiridas até ao final do terceiro ciclo do ensino básico. Galeria de Fotos
Usando os aeroportos Francisco Sá Carneiro (Portugal) e Orly (França), foi em Paris que as atividades de exploração e de constatação in loco das virtuais visitas feitas em sala de aula, criaram a realidade esperada por todos. Foram marcantes a visita acompanhada por guia local à cidade, com o enquadramento histórico manifestamente presente nos monumentos e outras construções, registando-se não só a identidade na cidade mas da própria França. La Défense, Arc de Triomphe, Champs-Élysées, Tour Eiffel, Ópera, Versailles, Musée du Louvre, Îlede la Cité (Notre Dame), foram alguns dos pontos de interesse visitados, completando-se a vista da cidade navegando pelo rio Sena em Bateaux-Mouches. 
O famoso bairro de Montmartre, de onde se aprecia, a partir do Sacré-Coeur, a própria cidade, num respiro artístico singular, mereceu também a presença dos alunos, integrando-o nas prioridades da visita. E porque também não é menos emblemático, merecendo mesmo a escolha de muitos em visita à cidade luz, foi ainda passado um dia na Disneyland Paris, disponibilizando ao imaginário e ao divertimento o tempo suficiente ao estímulo das memórias, às marcas das histórias que acompanham o crescimento e se assumem referências que perduram. E no culminar desta viagem, olhando também para um possível futuro, foi possível almoçar na cidade universitária, visitando-a, vivendo por momentos a realidade de estudantes dos mais diversos países a estudar em Paris.
A valorização das aprendizagens, aliada à preparação para a mobilidade, faz destas iniciativas um valor acrescentado na construção do futuro profissional e cultural dos alunos. A entrega e a dedicação do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, suportados na predisposição dos seus docentes para a cedência de tempo e saber, fazem da preparação linguística um elemento importante na determinação de identidade nas aprendizagens facultadas aos seus alunos. Este é o reconhecimento dado também pela própria comunidade (Município de Caminha, Associação de Pais e Encarregados de Educação, comércios e particulares), que, percebendo a mais-valia de uma viagem desta natureza, não deixaram de com ela se comprometer, mobilizando recursos para tornar possível incluir todos os alunos que desejassem nela participar, independentemente das possibilidades de cada família.
Esta viagem, que igualmente representou um batismo de voo para muitos dos que nela participaram, foi assim o culminar de um trabalho cooperativo, liderado pela professora Emília Roda, numa demonstração de envolvimento entre todos os agentes. A satisfação presente no rosto dos alunos ecoa o princípio educativo que faz do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais uma referência nas suas vidas, promovendo experiências que jamais se esquecerão. Com estes alunos estiveram seguramente todos os que se revêem na escola pública, determinada na formação das suas crianças e jovens, ciente de que as ferramentas de mobilidade, em particular no espaço europeu, consolidam a expressão da dimensão europeia no quadro educativo de desenvolve.



Sem comentários: