“O Currículo e as Adequações Curriculares Individuais: Quando, como, a quem?”

No passado dia 28 de outubro, pelas 14.30, na escola sede do Agrupamento Sidónio Pais, decorreu uma ação de sensibilização no âmbito da Educação Especial para debater a implementação de uma das Medidas Educativas Especiais previstas no Dec. Lei 3/2008, concretamente “O Currículo e as Adequações Curriculares Individuais: Quando, como, a quem?”. 

A sessão contou com a presença dos docentes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário e foi orientada pela formadora Dra. Rosalina Veiga, a quem o Agrupamento de escolas dirige os agradecimentos pela disponibilidade demonstrada.
Conscientes da dificuldade na implementação desta medida educativa, reconhecemos, no entanto, que esta permite redefinir, priorizar e flexibilizar os objetivos, conteúdos e critérios de avaliação com a finalidade de tornar possível o acesso e o sucesso dos alunos nos diferentes contexto de aprendizagem. 
A escola inclusiva constrói-se. Depende do enquadramento legislativo que lhe dá suporte mas só se consolida com a prática dos atores que a implementam, particularmente os professores capazes de responder adequadamente ao desafio que a diferença apresenta. Neste sentido foi realizado este momento de formação, que se revelou do máximo interesse num ambiente propício ao debate e à partilha de conhecimentos e experiências.
Outros momentos semelhantes deverão acontecer para que cada vez mais se possa adequadamente atender às especificidades individuais dos nossos alunos. Não basta como se faz. É necessário querer fazer e tornar possível construir uma escola e uma sociedade onde todos têm um lugar.

Sem comentários: