Corema na escola! | EcoEscolas

Nos dias 22, 24 e 25 de fevereiro de 2016 esteve na Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, de Caminha, a Dra. Ana Lages, da Associação de Defesa do Património - Corema, para realizar a atividade Luz das pérolas dunares com os alunos do 8º ano de escolaridade.
 A atividade decorreu nas aulas de Ciências Naturais das professoras Natália Silva e Ana Paula Carvalho e insere-se numa perspetiva de educação para a cidadania e desenvolvimento pessoal e social. Visa motivar os alunos para a educação e preservação ambiental e estimular o desenvolvimento de competências para a resolução de problemas ambientais relacionados com a realidade local - Mata Nacional do Camarido e as camarinhas (Corema album).
A iniciativa "Rota Eco-Escolas", coordenada pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), e com a parceria do Município de Caminha, visa promover uma mobilidade sustentável e inclusiva, intervir na comunidade local identificando problemas e propondo soluções, pôr em contacto as Eco-Escolas do mesmo concelho, envolver os municípios na articulação da rede Eco-Escolas do seu concelho, divulgar o trabalho das Eco-Escolas e dos municípios na rede internacional, concretizar os Global Action Days (dias Internacionais das Eco-Escolas) através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e Município.
Na Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, esta iniciativa que teve lugar nos dias 7 e 8 de março (receção e entrega ao Jardim de Infância de Moledo, respetivamente) foi acompanhada por vários testemunhos, nomeadamente o pergaminho (testemunho 1), recebido pelo presidente da Câmara, ou seu representante, que implicitamente se compromete a analisar as sugestões e compromissos nele contidos e a concretizar pelo menos um deles; a bandeira (testemunho 2), transportada entre as escolas de cada concelho, cuja assinatura simboliza o compromisso com o Programa Eco-Escolas, que poderá ser assinada por todos os intervenientes incluindo o município; o Livro das Escolas (testemunho 3), podendo cada Eco-Escola participante usar até duas páginas com as mensagens que considerar pertinentes sobre o que é ser Eco-Escola; o Livro do Município (testemunho 4), que deverá ser preenchido pelo Município e visa recolher ideias, sugestões, compromissos, resultados e opiniões sobre o programa Eco-Escolas no seu concelho.
No final da rota do concelho, após a passagem da bandeira, livro das escolas e pergaminho por todas as escolas envolvidas, o município de Caminha entregará ao município de Ponte de Lima o testemunho.

Sem comentários: