A visita de estudo, organizada pelas docentes de Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal, iniciou-se pela manhã com uma bela viagem de comboio entre Caminha e Vila Nova de Cerveira. A ponte férrea de Caminha sobre o rio Coura e as belas paisagens das margens do Rio Minho, Serra D´Arga, Serra de Góis e Serra da Gávea fizeram a delícia das crianças, a primeira viagem de comboio para muitas delas!
A saída em Vila Nova de Cerveira foi muito fácil, pois a estação fica mesmo no Parque do Castelinho, local onde se situa o Aquamuseu. Estava um belo dia de sol e um tapete de margaridas brancas cobria o chão de todo o parque. Um pequeno lanche e a partida para a aventura…
Os alunos desenvolveram três atividades no Aquamuseu: uma visita guiada ao museu, um “pedipaper” e uma atividade de laboratório.
A visita guiada foi um sucesso! Ficaram a conhecer alguns “segredos” do rio Minho, desde a sua nascente na Serra de Meira (Galiza) à foz em Caminha, incluindo algumas curiosidades relacionadas com as espécies que nele habitam. O ponto alto desta visita foi o “Lontrário”, pois a lontra Eureka saiu da sua toca e encantou os alunos que não se cansaram de a fotografar. As espécies deste rio, as tradições e as atividades enriqueceram o seu imaginário.
O “pedipaper” foi um momento de diversão e aprendizagem pelo Parque Aquático e pelo Jardim Botânico. Nesta descoberta, o percurso do rio Minho e toda a vida que dele depende foram o palco das atenções.
No laboratório, depois de uma exposição sobre os seres vivos, todos tiveram a oportunidade de observar e tocar em vários tipos de revestimento dos seres vivos, sensações importantes para a aprendizagem.
O parque das merendas e diversões estava convidativo, um dia quentinho de primavera para um belo piquenique!
Um dia bem passado que ficará, por certo, na memória de todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário