I Festa do Livro animou a Praceta da Biblioteca Municipal

Decorreu de 24 a 27 de maio a I Festa do Livro de Caminha, uma organização conjunta da Rede de Bibliotecas de Caminha e do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais em parceria com a Livraria Bertrand, de Viana do Castelo, e o Banco de Livros, do alfarrabista ancorense Rafael Capela.
Ao longo dos três dias de atividades na praceta da nova Biblioteca Municipal, primeiro marcados pelo intenso calor e depois pela incómoda chuva, destacaram-se as visitas de dezenas alunos do 1º e 2º ciclos vindos de todas as escolas do concelho (de Lanhelas a Âncora-Lage), acompanhados pelos seus professores. 
Para além de uma Feira do Livro, garantida pela Bertrand, esperavam-nos a animação de leituras, ora asseguradas pela companhia teatral Krisálida, com a dramatização do livro "Rei Lambão", de José Vaz, ora garantidas por alunos do agrupamento, como sucedeu com a leitura do "Auto de Mofina Mendes", de Gil Vicente (adaptado por Ana Luísa Amaral) e outros textos pela turma 10ºC da EBS Sidónio Pais, orientados pela professora Alcinda Magalhães, ou, noutra ocasião, com a apresentação "O Mundo e a Poesia", por um grupo de alunas do 7ºD da EBS do Vale do Âncora, orientadas pelo professor Fernando Borlido.
Aos fins de tarde, num registo mais virado para o público em geral, realizaram-se encontros com escritores locais, no primeiro dia uma tertúlia sobre o livro e a leitura animada pela coordenadora regional das Bibliotecas Escolares, Raquel Ramos, repetidas nos dias seguintes com Maria José Areal e Isabel Marouço.
Na sexta-feira à noite, com a colaboração do Cineclube de Caminha, houve uma sessão dupla de cinema, que começou com a exibição da curta-metragem "Desesperadamente à procura de um filme", realizada e interpretada por alunos da EBS Sidónio Pais que, no âmbito do Plano Nacional de Cinema no agrupamento, frequentaram um workshop orientado por Joaquim Diabinho, a que se seguiu o aclamado filme "Cartas da Guerra", de Ivo Ferreira (2016) a partir de textos de António Lobo Antunes.
A I Festa do Livro de Caminha chegou ao seu final no sábado, 27 de maio, com um programa cheio e diversificado. Na parte da manhã, sob a orientação da professora Rosa Duarte e com a ajuda de um grupo de alunos do Curso de Artes Visuais da EBS Sidónio Pais, realizou-se um ateliê de artes plásticas para os mais novos, que puderam pintar, moldar em barro ou até plantar ideias em vasos de terra. Da parte da tarde, os livros voltaram a estar no centro dos acontecimentos com o lançamento do livro infantil, com CD musical, "Basta Imaginar", de João Lóio e ilustrações de Maria João Castro. Finalmente, à noite, os jovens da Academia de Música Fernandes Fão encerraram em beleza esta Festa do Livro de Caminha, espera-se que a primeira de muitas.

Sem comentários: