Aula de Campo | A nossa floresta!

No âmbito do Programa Eco-Escolas, projeto no qual se envolve o Agrupamento de Escolas, os alunos do 1º ciclo da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora iniciaram um processo de recolha de informação em meio natural, conseguido em aulas de campo. 
O objetivo é dar resposta ao tema principal do Programa Eco-Escolas, aumentando o conhecimento sobre a Floresta Autóctone e sobre o ciclo de vida de uma folhosa, que neste particular é o carvalho.
Aproveitando a localização da escola, favorecida pela proximidade à Quinta da Barrosa, local de disponibilidade vegetal variada, os alunos, acompanhados pelos professores, realizaram aí a sua ação de campo, tendo percorrido parte do famoso Caminho da Costa, referência dos peregrinos de Santiago de Compostela.
Já no local, procedeu-se, de forma muito significativa, à identificação do sobreiro, do carvalho e do pinheiro, observando ainda uma variedade de cogumelos, bem como uma flor característica desta época do ano, o açafrão selvagem.

Da aula de campo foram recolhidas folhas de carvalho, bugalhos, que mereceram explicação adicional, e ainda bolotas, que após cuidada seleção, e já em sala de aula, se semearam em pacotes reciclados, aguardando-se agora a sua germinação e desenvolvimento para que, no dia Mundial da Floresta, possam ser plantados os pequenos carvalhos.
A Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, e o Agrupamento de Escolas, promove com mais esta iniciativa o saber enraizado nas existências locais e na identidade vegetal que determina caraterísticas ambientais e paisagísticas do território.

JCR | GabCom AESP

Sem comentários: