Dólmen da Barrosa

Na busca de referências locais que consolidem os saberes e conhecimentos que em sala de aula são alvo das aprendizagens dos alunos, os docentes de História e Geografia de Portugal promoveram uma visita de estudo ao Dólmen da Barrosa, dirigida aos alunos do 5º ano da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora. 
Esta abordagem local testemunha um ensino que atende às oportunidades do território, explorando a vivências antigas destas paragens, que, no caso, nos fazem recuar aos primeiros povos e à ocupação da Península Ibérica. Este é um monumento de valor inestimável no âmbito da cultura megalítica, em Portugal, na Europa e no Mundo, mas é igualmente uma referência em Vila Praia de Âncora, um ícone que traduz a valorização que desde a antiguidade é dada a estas paragens.
A orientação pedagógica promovida pelos professores na exploração desta referência histórica potencia um outro olhar sobre um monumento que, por vezes, face à habitual observação, deixa de ser olhado na plenitude da sua importância. Este é também o compromisso educativo que une a escola à comunidade e que transforma estes momentos de visita em oportunidades de saber e de crescimento cultural.


JCR | GabCom AESP

Sem comentários: