Congresso Internacional de Turismo

Nos passados dias 22 e 23 de novembro, os alunos do 10º ano do Curso Profissional de Operações Turísticas marcaram presença no Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, realizado em Fátima com o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT).
A importância da sustentabilidade do turismo local, nas mais diversas valências, do que é exemplo o turismo religioso, ecoaram neste congresso pelo enquadramento com o tema consignado a 2017 pela OMT, Ano do Desenvolvimento Sustentável do Turismo. Este foi o mote de diversas apresentações, levando diferentes oradores a elevar a importância da sustentabilidade local na exploração turística, testemunhando a importância que o turismo e a identidade das regiões apresentam na valorização económica e social.
A oportunidade territorial de acolhimento deste congresso permitiu a constatação e a fruição da oferta turística de Fátima, tendo estes alunos em formação trilhado caminhos e visitado  locais que são hoje referência para todos os visitantes. O Museu Interativo de Fátima foi o ponto de partida para o conhecimento da história difundida do “Milagre de Fátima”, seguindo-se o Santuário e a Basílica da Santíssima Trindade, tida como a maior de Portugal, a Loca do Anjo – Valinhos e Aljustrel, e ainda a Gruta das Moedas, que, com uma extensão visitável de 350 metros e uma profundidade de 45 metros abaixo da cota de entrada, expressa também a outras dimensões do turismo, que na região ultrapassa o estritamente religioso.
A disponibilidade de diferentes dimensões das práticas de ensino na construção do conhecimento dos alunos foi assim incrementada com esta deslocação, assumindo-se que os dois dias de formação em contexto diferente da sala de aula serão uma referência no processo de formação destes alunos.









JCR | GabCom AESP

Sem comentários: