Deputados na Escola!

A mobilização em torno do programa “Parlamento dos jovens” trouxe ao Agrupamento de Escolas Deputados em exercício na Assembleia da República, eleitos pelo círculo distrital de Viana do Castelo.
Na escola sede, em Caminha, esteve o Deputado Luís Campos Ferreira, e na EBS do Vale do Âncora coube à Deputada Emília Cerqueira dar expressão viva da atividade parlamentar, na ligação temática à edição deste ano do programa, que é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
Em Vila Praia de Âncora, a 8 de janeiro, a Deputada à Assembleia da República, membro da Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez e da Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, perante uma plateia de alunos(as) do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, promoveu o debate e a partilha de experiências em torno do tema central “Igualdade de Género”. 
O papel da Assembleia da República, os seus atores e domínios, a organização parlamentar, as estruturas regimentais e a capacidade legislativa, no respeito pelos princípios e mecanismos próprios da construção e do exercício legislador da Assembleia, não foram esquecidos, reconhecendo-se o contributo para o esclarecimento e para a ação motivadora para a concretização deste programa.
O Agrupamento de Escolas, no concelho de Caminha, vê no seu envolvimento neste programa, na ação dos seus professores e alunos, na aproximação dos cidadãos, ainda em formação, dos eleitos, uma oportunidade para promover e desenvolver ações que alimentam valores implícitos a uma cidadania ativa, alicerçada no conhecimento e na intervenção informada. Este é um exercício de compromisso que, com mais esta ação, fica registado na atividade do Agrupamento e na memória individual e coletiva, engrossando a diversidade e transversalidade dos saberes e da ação pedagógica da Escola.













JCR | GabCom AESP

Sem comentários: