Ana Saldanha

No passado dia 22 de março a Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora recebeu a escritora Ana Saldanha em conversa com os alunos que, em Vila Praia de Âncora, frequentam o Agrupamento de Escolas concelhio.

Num envolvimento empolgante, a escritora, entre conversas e desafios, leu trechos dos seus livros, percorrendo personagem que se repetem nas obras. “Escrito na parede”, que recorda situações do quotidiano da escola, serviu, por momentos, de aproximação à realidade dos presentes, dando entrada a tantos outros textos que integram a já longa obra da autora. 
A forma divertida de apelar ao interesse pela leitura com que Ana Saldanha se apresentou perante os alunos, permitiu identificar a razão por trás das histórias e a ligação que se estabelece entre as personagens ao longo de todos os livros. Com eles as personagens crescem com o ritmo das histórias e das situações vividas por cada uma. 
Entre a diversidade das obras de Ana Saldanha, mereceram relevo "Dentro de mim", que na opinião da autora deve anteceder "Escrito na parede", "Gato procura-se", "Todo-o-Terreno e outros contos", “Cinco tempos, quatro intervalos”, “ Mais ou menos meio metro”, e ainda a série "Vamos viajar" que integra o Caminha de Santiago, cuja proximidade ao espaço escolar cria uma ligação especial entre a autora e a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.
Esta iniciativa contou ainda com a colaboração do município de Caminha, através da Biblioteca Municipal, mantenho ativa a relação da escola com a comunidade, criando novos envolvimentos e compromissos de aprendizagem.




Sem comentários: