Rumo à Escola Inclusiva

Na mudança de paradigma imposta pelo quadro normativo que brevemente irá reger o quadro da inclusão na educação, no passado dia 9 de maio o auditório da Biblioteca escolar da escola sede do Agrupamento, em Caminha, recebeu a Dra. Filomena Pereira, quadro superior da DGE (Direção-Geral da Educação).

Enquadrada no modelo de formação, esta iniciativa promoveu a audição e interpretação das bases ideológicas do novo quadro determinado pela Lei, dando ainda mote para a discussão em torno do tema, com abordagens ao parecer de cada docente sobre a matéria.
Num bom acolhimento do Agrupamento, reconhecendo-se o papel essencial do Grupo de Educação Especial que pugnou por esta iniciativa, associando a ela o Centro de Formação do Vale do Minho, o auditório encheu-se de conhecimento e de dúvidas que ora convergiram no essencial da integração como elemento fundamental e seguro de uma educação para todos como direito inegociável e determinante para uma sociedade plural, ora divergiram no horizonte das práticas que obrigam a mudanças nos procedimentos.
Confrontando com números toda a plateia, a Dra. Filomena Pereira, natural de Ponte de Lima, salientou as medidas de suporte para a participação e o progresso, uma vez que a presença é já uma facto irrefutável nas escolas portugueses.
“Rumo à Inclusão” consagra assim os princípios orientadores de base humanista nos quais, entre outros, se contam a inclusão, a equidade e o envolvimento parental. Mas determina também a observância ao perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, ditando procedimentos distintos sujeitos a uma avaliação. São assim assumidos os pilares do perfil do aluno, da educação inclusiva, da promoção do sucesso escolar, da avaliação, da autonomia e flexibilização curricular e das aprendizagens essenciais, este último com documento em consulta pública até ao próximo dia 4 de junho.
Procurando a vanguarda do saber, o agrupamento reconhece a qualidade do conhecimento partilhado nesta sessão, medido no interesse despertado em todos os participantes.




Sem comentários: