As nossas árvores

No âmbito do programa Eco-Escolas, a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora encetou um projeto de reconhecimento das espécies arbóreas existentes em espaço escolar.

A convivência diária com diferentes espécies de árvores nem sempre significa que estas sejam identificadas por todos os que as observam, delas usufruindo de proteção do Sol ou da chuva. Com a necessidade de se promover o acréscimo de conhecimento dos alunos, a turma 4BVPA foi iniciada na classificação, seguindo uma metodologia própria que os leva, não só à identificação científica das espécies, mas também aos nomes populares, à importância no passado e presente, às origens e aos cuidados a ter na sua proteção.
Esta atividade está inserida no plano de ação previsto para o presente ano letivo no âmbito do programa Eco-Escolas e no estudo levado a cabo por estes alunos sobre a floresta autóctone.
A inserção pedagógica de realidades com as quais os alunos se confrontam no dia-a-dia é assim estimulada, dando-se o devido enquadramento às ações e projetos da escola, contribuindo-se para um maior e melhor percurso formativo das crianças e jovens que na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora evoluem na sua escolaridade.



Sem comentários: