Dia do nosso mar

A celebração do Dia Nacional do Mar não passou despercebida na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.

Acompanhados pelos respetivos docentes, os alunos do 1º ano do Ensino Básico realizaram uma visita exploratória à zona costeira de Vila Praia de Âncora, e em particular à área de rochas da costa ancorense.
Com o entusiasmo dado pela evocação do Mar neste dia 16 de novembro, aos alunos foi dada a possibilidade de identificarem as caraterísticas gerais da nossa costa, não esquecendo a vulnerabilidade da mesma, tanto pela pressão urbana, como pelos efeitos climáticos que ditam alterações no nível do mar.
A biodiversidade marinha da zona costeira foi outro elemento preponderante na visita feita pelos pequenos exploradores, não deixando de perceber a forma como os organismos vivos interagem uns com os outros e o efeito que as marés exercem na sua existência.
O Projeto “Nosso Mar” concorre para melhorar o conhecimento que enraíza a identidade territorial da zona de influência pedagógica da EBS do Vale do Âncora. Lembrar as datas que trazem o Mar para o nosso quotidiano é assim determinante para este se afirmar no espaço escolar.
O dia Nacional do Mar é lembrado a 16 de novembro, data que recorda a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, assinada em 1994 e ratificada por Portugal em 1997, sendo de importância fundamental na determinação dos limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental.
Pedagogicamente enquadrada, esta é mais uma atividade que faz eco da valorização dos contextos locais de aprendizagem sobre os quais a EBS do Vale do Âncora e o Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha fazem recair atenção especial.





Sem comentários: