Iniciando em Lamas de Mouro, porta de entrada do Parque Nacional da Penda Gerês, local de primazia para a observação da fauna e flora deste espaço territorial tão especial, esta deslocação integrou ainda a ida ao castelo de Castro Laboreiro, permitindo a observação das brandas e inverneiras, e ainda as famosas e típicas casas castrejas, exemplos da capacidade de adaptação de um povo.
Já na vila de Melgaço, local de excelência para a fruição dos sabores que se aliam ao turismo, enriquecido pelo património, os alunos visitaram o Museu Espaço, Memória e Fronteira, local que conserva viva a memória da raia, das rotas do contrabando ou da emigração. Finalizaram o conjunto arquitetónico do rol de visitas destes alunos, a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, a Torre de Menagem e, por último, o Solar do Alvarinho, edifício que se confunde com a própria vila.
Com esta visita, para além de se dar cumprimento a um programa que estimula a identidade regional e a sua vocação turística, os alunos consolidaram saberes pelas referências colhidas nas experiências promovidas em Melgaço ao nível do turismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário