Bruxelas

No quadro do envolvimento do agrupamento no projeto Parlamento dos Jovens, 10 alunos da escola sede, em Caminha, e 10 alunos da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, visitaram as instalações do Parlamento Europeu, em Bruxelas. 

Durante dois dias, 21 e 22 de Março, respondendo ao convite lançado pelo Eurodeputado Marinho e Pinto, eleito em 2014 pelo Movimento Partido da Terra (MPT), estes 20 alunos, acompanhados dos respetivos professores, tiveram a oportunidade de conhecer o espaço das grandes decisões políticas da União Europeia (UE). 
Com limite ao número de participantes, os alunos envolvidos nesta deslocação foram os que de alguma forma se destacaram no exercício representativo do agrupamento nas diferentes fases da iniciativa Parlamento dos Jovens, ao nível do Ensino Secundário. Para estes, o ambiente parlamentar era mais familiar, tornando-os mais recetivos à apreciação  das dinâmicas próprias da dialética política na defesa argumentativa de ideias e propostas. 
Em Bruxelas, a comitiva Caminhense, dos vales do Âncora e do Coura-Minho, foi recebida pelo Eurodeputado Marinho e Pinto e pela sua Assessora, Ana Delgado, a quem coube a promoção dos valores europeus, enfatizando os que consagram a solidariedade, a cooperação e a paz. Da mesma forma se enquadrou a cidadania europeia, num plano de exercício pelo de direito dos cidadãos de cada estado membro, como é o caso do estado português. 
Com esta iniciativa se alargou o espetro de experiências dos alunos do agrupamento de escolas do concelho de Caminha, dando nota positiva do trabalho amplo que a escola pública desenvolve neste espaço territorial, reconhecendo-se ainda o contributo dos eleitos políticos, nos mais diferentes órgãos e domínios, na parceria formativa dos cidadãos, em geral, e dos jovens, em particular. 




Sem comentários: