Batismo Mergulho

O projeto Nosso Mar promoveu um conjunto de experiências variadas neste final de período letivo.

Quer na perspetiva da ação com os alunos da EBS do Vale do Âncora, que no plano da organização, em parceria, que visa a preparação do grande momento de comemoração do Dia Europeu do Mar e da Marinha, previsto para os dias 19 e 20 de maio,
Batismo de Mergulho
Na sequência das ações prévias, em particular da apresentação feita na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora pelo Professor Pedro Gomes, da Universidade do Minho, na sua qualidade de investigador e conhecedor privilegiado dos fundos marinhos da nossa costa, os alunos do 7ºA VPA realizaram o seu batismo de mergulho, no passado dia 2 de abril.
O interesse no mergulho foi entusiasmado pelas imagens únicas do fundo do mar de Vila Praia de Âncora, até aos cerca de 1000 metros da linha de costa, apresentadas a estes alunos a 8 de janeiro e que serão do conhecimento público a breve trecho.
Num compromisso tripartido entre a escola, a Câmara Municipal de Caminha e os Bombeiros de Vila Praia de Âncora, o palco apropriado a esta atividade, em segurança, garantida pela supervisão técnica desta corporação, foram as Piscinas Municipais de Vila Praia de Âncora.
Esta foi uma oportunidade única que enriqueceu o leque de experiências destes alunos e que seguramente ficará na memória de todos, independentemente de a mesma vir a fazer parte das rotinas futuras destes alunos, ou não.
Numa terra de mar, como Vila Praia de Âncora, a ligação ao oceano e a aposta no conhecimento é um elemento que o projeto Nosso Mar procura vincular à identidade da escola e da sua comunidade. É nesse propósito que a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, enquanto parte do agrupamento de escolas do concelho de Caminha, investe na promoção de práticas que estimulem a investigação e a aquisição de saberes específicos no campo da ciência e da técnica.
Para esta turma, o final das atividade letivas de segundo período teve assim um sabor diferente, percebendo melhor como a equipa de mergulho do Professor Pedro Gomes conseguiu as imagens deste mundo submerso tão desconhecido da maioria da população.

Feira da Primavera
Ainda no quadro do projeto Nosso Mar, afirmado pelo envolvimento da comunidade, os alunos do 4º ano do primeiro ciclo do ensino básico têm dado resposta ao desfio lançado por Celestino Ribeiro na sua exposição sobre a pesca do bacalhau, em conversa tida com estes no passado mês de janeiro. O objetivo é visitar o Museu de Ílhavo e o Navio-Museu Santo André, mobilizando a literacia financeira e o conjunto de saberes a ela associados, conseguidos pelo projeto “No poupar está o ganho”.
Foi neste contexto que no passado dia 4 de abril este movimento de alunos da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora organizou a Feira da Primavera, na Praça da República. 
Esta foi uma iniciativa que se somou ao processo orçamental e aos contactos mobilizados por estes alunos, garantindo que este ano seja possível verem o famoso bacalhau, vivo, não em estado natural, como nos mares do Labrador e da Gronelândia, mas em aquário.
Para além do contributo conseguido para a viagem em plano, esta ação dos alunos criou um ambiente mais dinâmico a esta zona nobre de Vila Praia de Âncora, fazendo eco da importância da escola na comunidade, enquanto motor cultural, social e económico, a par da sua ação educativa e formativa.









Sem comentários: