World of Discoveries

Nos passados dias 21 e 22 de março, os alunos do 5°ano do 2° Ciclo do Ensino Básico realizaram uma visita de estudo ao museu interativo portuense World of Discoveries e ao Planetário do Porto (Centro Ciência Viva).

Inserido no plano anual de atividades do agrupamento, no enquadramento curricular das disciplinas de História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais, os alunos tiveram a oportunidade de, em contexto diferenciado, consolidar saberes e construir conhecimento factual estruturado e orientado. 
Em dias distintos,  primeiro, a 21 de março, com os alunos da escola sede do agrupamento, em Caminha, depois, a 21 de março, com os alunos da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora,  por questões logísticas, os alunos,  sob a supervisão pedagógica dos respetivos docentes, empreenderam uma viagem que em tudo se relaciona. 
No “World of Discoveries”, dedicado aos descobrimentos portugueses, a jornada fez-se de barco, recriando a navegação gloriosa e pioneira do bravo povo Luso, cruzando mares e hemisférios que mostravam outro céu.
Já no planetário do Porto este céu seria revelado na plenitude do universo e no conjunto dos corpos celestes, reconhecendo-se a Terra, o terceiro planeta do sistema solar situado na Via Láctea, uma entre as mais de trinta galáxias do Grupo Local, como um planeta especial, dinâmico, cuja singularidade pode ser questionada, mas que  em boa verdade é a nossa terra, o lugar capaz de albergar a nossa vida e que, por isso mesmo, nos obriga a cuidá-la.

Sem comentários: