O Nosso Mar

Será já no próximo fim-de-semana, com início a 19 de maio, que o projeto Nosso Mar se materializa numa ampla ação que envolve toda a comunidade na comemoração do Dia Europeu do Mar e da Marinha Portuguesa.


Estão previstas atividades que se distribuirão pelos dias 19 e 20 de maio, importando dinâmicas culturais, desportivas e formativas ao espaço interior e exterior do Forte da Lagarteira, Portinho de Vila Praia de Âncora, praia, Parque Dr. Ramos Pereira, Cineteatro e Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
Envolvendo o Agrupamento de Escolas, através da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, a Academia de Música Fernandes Fão, a DOCAPESCA, a CIM do Alto Minho, a Câmara Municipal de Caminha, o Sporting Club Caminhense, a MINHAVENTURA, o NUCEARTES, o Surf Club Praia d’Âncora, a kOALA SURF SCHOOL, a ANCHOR POINT e a Academia Sénior, o programa comemorativo proporcionará à comunidade conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Nosso Mar, transformando estes dois dias em momentos lúdicos e de exploração de desportos náuticos, promovendo-se a participação de toda comunidade, colocando-se, para o efeito, à disposição de todos, os recursos materiais e humanos necessários.
No plano cultural, artístico e formativo, destacam-se as exposições, palestras, espetáculos, e apresentações que se distribuirão pelos espaços dedicados ao evento. A exposição fotográfica "Fundos marinhos da nossa costa", da autoria do professor Pedro Gomes da Universidade do Minho, será um momento único de apreciação, pela imagem, dos fundos marinhos da nossa costa, revelando um território desconhecido para a maioria da população. Igualmente se contarão as palestras "A Pesca por um Mar sem lixo", com a Eng.ª Helena Cardoso (DOCAPESCA) e "Economia do Mar", da responsabilidade da CIM do Alto Minho, culminando esta comemoração com a apresentação de um espetáculo cénico-teatral, sob a dramaturgia de Fernando Borlido (Agrupamento de Escolas – Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora) e Direção Musical de Gaspar Lima (Academia de Música Fernandes Fão), numa participação tripartida com a Academia Sénior.
É esperado o melhor envolvimento da comunidade, na certeza que esta comemoração semeia a ligação local ao mar… ao Nosso Mar!
Desporto Escolar | CFDRC
Também o Centro de Formação Desportiva de Remo de Caminha (CFDR) terá este fim-de-semana um momento alto na sua jovem existência. Com um trabalho exemplar e respondendo às vontades da população, o CFDRC acolherá no seu espaço territorial as provas de remo da fase final dos campeonatos nacionais  escolares de atividades náuticas 2019. 
A decorrerem em Caminha e em Viana do Castelo, estas provas envolverão um total de 500 alunos nas diferentes modalidades, da vela à canoagem, passando pelo surf e o remo, reservando-se o rio Coura para o remo.
A comunidade do concelho de Caminha terá assim, dos dias 17 a 19 de maio, uma ampla oportunidade de apreciar e usufruir de desportos náuticos, tanto em Caminha como em Vila Praia de Âncora.

Sem comentários: