Bombeiro VPA

Envolvendo as turmas A, B e C do oitavo ano do terceiro ciclo do ensino básico da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, a 14 e 15 de novembro foi dado cumprimento à articulação prevista no Domínio da Autonomia Curricular (DAC) com os Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

Integrando as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química, pensando nos temas disciplinares “A Terra, um Planeta com Vida” e “As reações Químicas”, respetivamente, aos Bombeiros Voluntários desta Vila coube o acolhimento e partilha de experiências vividas no domínio das combustões e sustentabilidade.
Acolhidos pelo Bombeiro de 1ª e Chefe de Equipa Permanente, Rui Amorim, bem como pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, Daniel Araújo, os alunos conheceram o quartel da corporação, os espaços mais relevantes para o desenvolvimento operacional das suas ações diárias e ainda perceberam a importância para a comunidade da existência da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, razão que deve mobilizar um número crescente de jovens para a sua ação solidária ao serviço dos bombeiros.
Já na sala de formação, em formato de aula, foram apresentadas as noções teóricas adstritas às combustões, confrontando o saber científico dos alunos com as práticas e experiências vividas no combate a incêndios, tanto em meio natural florestal como em meio urbano.
Ficou claro que o conhecimento teórico do fogo, enquanto combustão viva, e dos incêndios, na qualidade de fogo não confinado, são as bases do combate organizado e a diferença entre uma ação capaz e consequente de uma qualquer outra iniciativa, mesmo que bem intencionada.
Mas esta “aula” incluiu ainda uma atividade prática, dotando os alunos de saberes na identificação de combustíveis e comburente, bem como de como agir no domínio da identificação da eclosão e declínio de chamas.
Em condições de segurança, foi realizado o aquecimento de material combustível, sem chama, provando a capacidade inflamável dos gases libertados, promovendo-se, posteriormente, a sua combustão viva.
Os Domínios da Autonomia Curricular prevêem a articulação e a adequação ao meio, gerando oportunidades de incremento na qualidade das aprendizagens, fruto do significado que as mesmas têm sobre os alunos. Esta articulação resultou de uma planificação mais abrangente e que conduz ao estudo dos Recursos e Sustentabilidade, no seio do tema aglutinador (A)Braços de Mar, e contou com a pronta colaboração dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, tanto do corpo ativo como da sua presidente, Dra. Laurinda Araújo. É reconhecido o papel singular dos bombeiros neste envolvimento com a escola, a sua capacidade e adequabilidade às faixas etárias alvo desta articulação e à competência na organização de dinâmicas que valorizam o saber, e com ele, a escola.
















Sem comentários: