Alimentação

No passado dia 7 de Janeiro decorreu, no espaço da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, uma palestra subordinada ao tema “Alimentação”.

Dirigida aos alunos do 9º ano do terceiro ciclo do ensino básico, esta sessão foi dinamizada pela Dra. Susana Karim Silva, do Serviço de Nutrição e Alimentação da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A importância da alimentação, no quadro da diversidade e cultura de consumo saudável, no respeito pelas necessidades humanas, devidamente enquadradas nos contextos territoriais e etários, somando ainda a gestão da produção e desperdícios, enformou a ação pedagógica da escola nesta matéria de particular sensibilidade.
Atravessando as particularidades de alguns alimentos do nosso quotidiano, esta sessão lembrou as caraterísticas fundamentais da dieta mediterrânica e recordou o tema da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) para 2019, ou seja “Our actions are our future. Healthy diets for a #zerohunger world”. 
Numa escola cada vez mais atenta e interventiva face aos problemas nucleares da sociedade, esta foi uma nota de identidade com o desenvolvimento sustentável, encontrando enquadramento nos objetivos mundiais que para este fim comprometam a Humanidade.
Os problemas alimentares combinam razões de desenvolvimento e de exploração de recursos que são preocupantes, havendo exemplos que alertam para cuidados acrescidos ao nível alimentar, não só pelas questões de risco para a saúde humana, mas igualmente para sobre-exploração e desperdício.
Contando com a participação de mais de meia centena de alunos, acompanhados pelos docentes Helena Brás, Susana Gonçalves e Sónia Torres, sob a organização e responsabilidade do docente Marcelo Pereira, este foi mais um momento de abordagem multidisciplinar oferecido pela escola pública, focada nos interesses dos alunos e da comunidade, pensada em parceria, envolvendo outros agentes de intervenção pública, desta feita, a ULSAM.




Sem comentários: