'Consumos'

Promovendo uma cidadania ativa, informada e consequente para os desígnios da sociedade, refletindo-se na valorização pessoal e na saúde, os alunos do 5º B do segundo ciclo do ensino básico da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora debateram os “Consumos”.

Foi a 5 de fevereiro que estes alunos, sob a orientação pedagógica da docente Carla Pedrosa, receberam, no seu espaço escolar, a Enfermeira Carla Viseu do Centro de Saúde de Caminha, pertencente à Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
Em mês que o calendário, nacional e internacional, regista múltiplos dias associados a consumos e a doenças ou ações a eles associados (Dia Mundial contra o Cancro, Dia Mundial do Doente, Dia Europeu do 112, Dia Nacional dos Doentes Coronários,…), esta é uma temática de debate precoce, prevenindo adições e não remediando os seus impactos na saúde de cada um e na sociedade em geral.
Em cima da mesa estiveram diferentes assuntos, enfatizando-se os malefícios do álcool e do tabaco, ficando claro que é na prevenção que se evita a ação clínica e se preserva a saúde.
Este ato resultou do projeto pedagógico delineado pela turma, integrando, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, a articulação com o meio e as suas instituições, promovendo-se o crescimento intelectual e a formação integral dos alunos que em Vila Praia de Âncora seguem o seu percurso escolar.






Sem comentários: