Olimpíadas de Geografia

A 30 de abril do corrente ano, Carlos Branco, aluno da escola sede do Agrupamento de Escolas, em Caminha, obteve o 2º lugar na fase nacional das Olimpíadas de Geografia, promovidas pela Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) e pela Associação Portuguesa de Professores de Geografia (APROFGEO).

Dada a situação de pandemia, esta etapa foi realizada online e nela, Carlos Branco, do 12º ano, confirmou as melhores expectativas.

A primeira fase das Olimpíadas de Geografia, decorridas no início no ano, em janeiro, envolvendo alunos de 98 escolas do país, foi o momento em que Carlos Branco se evidenciou, dando nota de esperança de sucesso que se viria a confirmar, para além de garantir o apuramento para a fase seguinte.

Na verdade, integrou o naipe dos cinco finalistas que se viria a encontrar na fase nacional, onde Carlos Branco veio a obter a segunda posição, validando assim o seu excelente desempenho nas diferentes tarefas propostas, colocando o nome do agrupamento e do município em lugar de destaque.

De acordo com o regulamento, os dois melhores classificados apurados na Final Nacional das Olimpíadas da Geografia, poderão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Geografia, a realizar em Istambul, entre 10 e 16 de agosto de 2021. Para o efeito decorrerá o apuramento da proficiência A ou equivalente na Língua Inglesa, requisito que determinará o acesso a esta participação.


Independentemente da possibilidade da representação nacional em Istambul, fica o registo honroso de uma participação importante e reconhecidamente de grande valor, testemunhando o bom desempenho pedagógico do Agrupamento de Escolas de Caminha, que neste caso envolveu a supervisão pedagógica, na dinamização da atividade, dos docentes de Geografia Maria Clara Vieira e Nuno Pereira e envolveu ainda uma equipa alargada de alunos de Geografia do 11º e do 12º anos.


É com satisfação que toda a comunidade educativa se congratula com os excelentes resultados do aluno Carlos Branco, aguardando, ansiosamente, a fase que se segue.


 

Sem comentários: