Parlamento Jovem

Após as eleições realizadas no passado dia 25 de janeiro, os “alunos deputados” eleitos para a Sessão Escolar do Ensino Básico debateram, num primeiro momento, os vários projetos (6 turmas a participar) numa sessão muito intensa, com os “senhores deputados” a argumentarem as suas propostas, a criticarem e a solicitarem esclarecimentos aos colegas das outras “bancadas parlamentares”. 

De seguida, os nossos deputados organizaram-se no sentido de melhorarem o projeto-base escolhido no debate e votação na generalidade. Para tal, socorreram-se da possibilidade de eliminarem uma das propostas do projeto-base para poderem aditar uma outra medida que gerasse consenso na Assembleia. De forma autónoma, os alunos negociaram aquilo que pretendiam e que, no seu entender, permitiria uma valorização do projeto de recomendação da nossa Escola. 

No final deste processo, a Assembleia votou nos representantes da nossa Escola para participarem na fase distrital. Os alunos efetivos eleitos são: Matilde Sousa, Marta Alves e Leonor Águia, sendo a aluna Matilde Monraia a deputada suplente. De destacar, também, a eleição do aluno Diogo Lima para o concurso da mesa da sessão distrital. 

As propostas escolhidas pelos alunos para uma Escola mais plural e participativa são:

1. Dotação de equipamentos para o aquecimento das salas de aula;

2. Criação da “Semana da integração”;

3. Reformulação do currículo escolar com diminuição da carga horária semanal.


































Sem comentários: