ALUNOS FORAM AO TEATRO

A Educação Artística é uma componente curricular de todos os níveis e ciclos de ensino. O Teatro, enquanto disciplina artística, procura abordar a criatividade, mas também criar públicos, atentos e críticos. É importante que os alunos entendam que não existe Teatro sem o público, sendo importante que esse público tenha “arte” na observação do que vê e que entre no jogo do actor.
Possibilitar aos alunos o direito de conhecer várias manifestações culturais e artísticas é proporcionar um crescimento pedagógico e intelectual e um factor integrador de diferentes saberes.
A disciplina de Teatro, dentro do seu projecto “Vamos ao Teatro…”, possibilitou a ida das turmas “C” e “D” do 7º ano e 9º “A” e “D” e mais os alunos, Ana Lúcia (9ºB) e Carlos Araújo (7ºB) de Currículo Especifico Individual, assistir à peça “A Anja Azul” pelo Centro Dramático de Viana. Repartidos por três dias (12, 17 e 19 de Novembro, de acordo com a disponibilidade do autocarro da Câmara Municipal de Caminha), 88 alunos e 5 professores puderam assistir a um trabalho, com uma componente visual forte, em que os cenários e o desenho de luz se “casavam” harmoniosamente e onde “o maravilhoso e o fantástico contado às crianças a partir de um céu de praia e de um homem que era conhecido pelo fazedor de lágrimas (…)”
“…Fiquei surpreendida quando entrei na tribuna, maravilhada. (…) Quando a Anja falou pela primeira vez entonteceu-me, era fantástica aquela dicção e intensidade da fala… (Marta Silveira, 9ºD); “Quando comecei a ver, parecia-me uma história com um fim brilhante, tendo tudo se baseado no lado mais luminosos da vida: o sonho. Existiram momentos de serenidade e beleza. Apreciei e reflecti sobre algumas cenas representadas…” (Maria João, 9ºD). “Uma peça encantadora para adultos e crianças, médicos e varredores, pobres e senhores, simplesmente fascinantes.” (Madalena Almeida, 9ºA).
Em duas ocasiões, os alunos ouviram a encenadora Elisabete Pinto explicar como construiu o trabalho. Para além deste aspecto, os alunos puderam realizar uma visita técnica ao palco, sub-palco e bastidores, contanto com a colaboração do Director Técnico, Rui Gonçalves (que também desenhou a luz da Anja Azul), que desde a primeira hora se disponibilizou para realizar conversas com os alunos e explicar como funciona o edifício. “(…) Subir ao palco foi muito bom, parecíamos actores e parecia que estávamos a pisar outro chão.” (Jeremy Curto, 7ºD); “(…) Eu nunca tinha estado em cima de um palco e isso foi muito interessante.” (Catarina Branco, 7ºD); “Subimos ao palco e podemos observar as pernas a subir, a teia lá em cima e também ver o cenário por detrás e como estava organizado” (António Mendonça, 7ºC).
São opiniões como estas que servem para justificar tais propostas e perceber o quanto é importante para a Escola desenvolver estratégias culturais e artísticas.
O nosso agradecimento ao Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Caminha, pela cedência do transporte.
Prof. Fernando Borlido

Sem comentários: