JOÃO PAULO SEARA CARDOSO ESTEVE NA ESCOLA EB 2, 3/S DE CAMINHA

“Para uma formação e aprendizagem diversificada, o professor da disciplina teve a amabilidade e o bom-senso de convidar João Paulo Seara Cardoso a visitar a nossa escola. Como poucas outras, beneficiamos de fantásticas instalações para palestras e apresentações, no auditório da jovem biblioteca. (…) É necessário compreender a carreira do convidado e quais as suas dimensões, para conciliar uma boa palestra e uma boa plateia de espectadores” (Marta Silveira, 9ºD).
Inserido no projecto pedagógico “À Conversa com…” da disciplina de Teatro e aproveitando a vinda do Teatro de Marionetas do Porto a Viana do Castelo, foi possível convidar João Paulo Seara Cardoso, para conversar com os alunos do 9º ano de Teatro e com mais três turmas do 8º ano. Assim, no dia 21 de Novembro, e durante hora e meia, perante uma plateia de 96 alunos, foi possível ouvir alguém que “afirma que a marioneta é um duplo do homem, é uma obra de arte, uma escultura.”
Muitas páginas seriam precisas para falar deste artista, “ (…) Porque para além do Teatro, da escrita e de muitas outras áreas, este homem dos sete ofícios dedicou-se com afinco às marionetas, talvez por ser a área que mais o seduziu, ou então que mais lhe dava prazer.” (Marta Silveira, 9ºD), “(…) Ele esclareceu-nos muitas dúvidas que assolavam o nosso pensamento, como o interesse pelas marionetas, as peças realizadas, as séries televisivas em que participou, as tarefas realizadas pelos bonecreiros… “ (Maria Manuel, 9ºD)
“ Quem me dera ter lido “Dá-me um tesouro” (livro escrito pelo João Cardoso) antes de fazer a biografia deste homem. É tão sensível a sua escrita, mas tão rico, completo e adulta que me enterneceu. Quem me dera ter adormecido a ouvir na voz de João Paulo estas histórias quando era criança. Têm uma magia, uma cumplicidade com o leitor cativante. Não conhecia a sua obra literária e descobri mais uma das grandes facetas deste homem. Compreendi melhor o seu percurso de vida depois de ler as suas informações no final do livro, e afirmo, também gostaria de ter sido uma aprendiza de bonecreiro. E preciso ter uma sensibilidade imensamente criativa para fazer o que ele fez…” (Marta Silveira 9ºD)
Com a colaboração da Livraria Bertrand de Viana do Castelo, colocaram-se alguns livros do escritor à venda, resultando numa animação acrescida a esta iniciativa, até porque todos os que adquiriram livros aproveitaram a presença do autor para autografar os mesmos.
Neste “À Conversa com…” esteve também presente o Sr. Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Caminha.
Falar de João Paulo Seara Cardoso é falar do melhor actor no campo do teatro de formas animadas deste País. O seu trabalho é enorme, contando com um sem número de experiências que vão desde a escrita, à televisão, ao ensino, à direcção de uma companhia de teatro de marionetas e muitas outras áreas.

Sem comentários: