ALUNOS DO 9º ANO DE TEATRO FORAM ASSISTIR AO ESPECTÁCULO DE MARIONETAS “ MISÉRIA”.



“… Maravilhoso foi ouvi-lo… Mas ainda mais maravilhoso e brilhante foi vê-lo actuar no teatro de marionetas à noite, no Sá de Miranda.(…) Bem, não há palavras mesmo para explicar o tão lindo que foi, eu por momentos fiquei “colada” à história que fiquei mesmo sem reacção. No final, nem sabia que fazer, mas aplaudi, aplaudi muito…” (Maria João, 9ºD).
A disciplina de Teatro e nomeadamente ao nível do 9º ano de escolaridade, pretende e sempre que possível, possibilitar aos alunos, apreciações de formas performativas diversas, para que possam desenvolver análises e juízos críticos dessas produções artísticas.
Contando com a colaboração da Câmara Municipal de Caminha, que cedeu o seu autocarro, foi possível levar no dia 21 de Novembro, pelas 21.00 horas, 29 alunos e duas Encarregadas de Educação, a ver a peça de Teatro de Marionetas “Miséria”, pelo Teatro de Marionetas do Porto e mais concretamente o actor João Paulo Seara Cardoso, no Teatro Sá de Miranda. Este evento estava inserido no Festival “Festafife”, e por isso, antes de entrar na sala, todos puderam assistir a um espectáculo de animação de rua, com um actor brasileiro, que dançava maravilhosamente com a sua “boneca”.
O espectáculo “Miséria” é baseado num conto popular. Um pobre ferreiro engana a Morte e é assim condenado à eternidade. “Falou então a Morte do alto da nogueira e fez com o velhinho um contrato: poupar-lhe a vida enquanto o mundo fosse mundo. O velhinho consentiu e a Morte desceu. Por isso, enquanto o mundo for mundo a Miséria existirá sobre a Terra”.
“Depois daquele doce de espectáculo de final de semana ainda tivemos o direito de subir ao palco. Que emoção estar ali diante aquele edifício. Todos os truques dos bastidores, as pequenas peças e marionetas do “Miséria”, ali debaixo dos meus olhos. Apetecia tocar e brincar com eles, eu própria recriar a história! Deveria ser uma sensação fantástica. Mais, a Gisela sugeriu irmos aos camarins. Assim fomos aborrecer mais uma vez o João Paulo… “Somos fãs”! Ele gostou de nos ver, acho que ficou surpreendido por nos despertar assim o gosto pelas suas marionetas facilmente.” (Marta Silveira, 9ºD).
Não existem palavras, para descrever esta “aventura”. Só quem presenciou o brilho nos olhos dos alunos, pelas diversas vivências que tiveram durante este dia, pode entender a importância deste tipo de iniciativas.

Sem comentários: