Tradições de Natal

O Tronco de Natal

Hoje o tronco é, em alguns países, simbolizado por um bolo. Outrora era um enorme tronco de árvore, que arde na lareira ou no largo da aldeia. O tronco devia ser de madeira bem rija, para arder durante muito tempo. Antes de ser levado para casa, o tronco é decorado com folhas e fitas. Depois de colocado na lareira e benzido pelo chefe de família, com azeite ou aguardente, o fogo era ateado pelo mais velho e pelo mais novo da família.

A Tradição do Presépio

Durante a quadra do Natal, em todas as igrejas e na maioria das casa onde se festeja o Natal, é armado um presépio. Este costume muito antigo terá tido origem em S. Francisco de Assis.
Conta a lenda que, numa noite de Natal, em Grecchio, aldeia próxima de Assis, em Itália, o santo organizou, com a participação de pessoas e animais da terra, uma representação cujo tema era o nascimento de Jesus. Um bebé, que fazia o papel de Menino Jesus, estava deitado numa manjedoura cheia de palha, ladeado por um burro e por uma vaca. Todos os habitantes da aldeia empunhavam archotes e grandes velas, iluminando a a noite. Este costume foi retomado por outros religiosos e acabou por se espalhar por todas as igrejas. A pouco e pouco as pessoas foram sendo substituídas por figuras de cera ou de barro.

As verduras de Natal

Durante o Natal todas as famílias enfeitam as casas para lhes dar um ar de festa: o verde e o vermelho são as cores tradicionais do Natal.
O hábito de enfeitar as casas com verduras é muito antigo. Mesmo antes de se festejar o Natal, em Dezembro as casas eram enfeitadas para se comemorar o fim das noites mais longas do ano.. O azevinho, coms os picos, representa a coroa de espinhos de Jesus Cristo e as bolas vermelhas são os pingos de sangue; o visgo atrai a boa sorte, o alecrim a amizade e a hera a afeição.

A origem do Pinheiro

As primeiras descrições da árvore típica do Natal surgem na Alsácia, em França. Já nesse tempo se erguia um pinheiro no principal largo da cidade.
Ao longo da noite os espectáculos iam-se sucedendo em frente das igrejas: as pessoas dançavam à volta da árvore do paraíso, um pinheiro com muitas maçãs penduradas.

O Pai Natal

O Pai Natal não conhece fronteiras. Tem origem em São Nicolau. Sob influência dos americanos o personagem foi-se modificando e acabou por tomar a aparência de um homenzinho rechonchudo, vestido de vermelho, com longas barbas brancas, que voava pelos ares, conduzindo um trenó puxado por renas. Foi assi que nasceu o Pai Natal.

A Consoada

A consoada, ou ceia de Natal, é uma refeição que se come por volta da meia-noite. Consoante as tradições, pode-se comer antes ou depois da Missa do Galo.

__ Ceia de Natal portuguesa: bacalhau cozido com batatas e couves, podendo também incluir peru ou outras carnes assadas. Á sobremesa, rabanadas, filhós, coscorões e bolo-rei.

__Ceia de Natal espanhola: sopa de amêndoas, dourada no forno e turrão de Alicante

__Ceia de Natal em França: inclui ostras, salmão, foie grãs, enchidos, peru recheado e bolos.__ Ceia de Natal inglesa: presunto assado, peru recheado com couves de Bruxelas ou ervilhas, batatas assadas, Christmas pudding e tarte de frutos secos.

__Ceia de Natal alemã: salada de arenques, ganso grelhado com couve vermelha e verde, maçãs e ameixas. Os doces: bolos de especiairias, de mel e brioches.

__ Ceia de Natal italiana: enguias, peru com castanhas e bolos (panettone ou zelten)

__Ceia de Natal sueca: arenques de escabeche, almôndegas, presunto assado com couve, arroz cozido e bolinhos de especiarias

__Ceia de Natal húngara: sopa de peixe, filetes de peixe com batatas fritas e uma torta chamada beigli

__Ceia de Natal americana: milho verde, peru recheado, tarte de abóbora acompanhada com gelado de baunilha.
Turmas de 6º A e D na disciplina de Língua Portuguesa

Sem comentários: