Agrupamento de Escolas Coura e Minho com três projectos aprovados no “Ciência na Escola”


O Prémio da Fundação Ilídio Pinho designado “Ciência na Escola”, na sua 9.ª edição, tem este ano lectivo como tema Biologia/Ciências da Terra e da Vida. O Agrupamento de Escolas Coura e Minho preparou três candidaturas (uma do Ensino Secundário, outra do 1.º Ciclo e outra do Pré-Escolar) e todas foram aprovadas, com os respectivos prémios de participação, decorrendo agora a segunda fase do concurso.

No Jardim de Infância de Caminha, os meninos e meninas, irão desenvolver o projecto “Oxigénio: Fonte de Vida”, que pretende tornar mais evidente essa coisa fugidia que é o oxigénio, concretizando, ao longo do segundo e terceiro períodos, várias actividades de carácter investigativo na sala de aula, no Parque de Caminha e no Sapal do Rio Coura.

Na EB1 de Caminha, os alunos do 3º ano vão realizar um conjunto bastante diversificado de actividades relacionadas com a observação das aves, inseridas no projecto “O vôo baixinho da Garça-Real”, que contará com a colaboração de docentes da Universidade do Porto. Está ainda programado um intercâmbio com uma escola do 1º Ciclo de A Guarda, Galiza, com a colaboração activa da Câmara Municipal de Caminha.

Na escola EB2,3/S de Caminha, os alunos das turmas A e B do 10º ano e alguns elementos da turma A do 11.º ano levarão a cabo um conjunto de actividades no Rio Coura e nos laboratórios da escola inseridas no projecto “Como estás agora, Sapal do Rio Coura?”. Partindo do incidente ocorrido no Verão passado – aparecimento de centenas de peixes mortos – far-se-á a monotorização ambiental, a caracterização da qualidade da água, dos solos e da biodiversidade do Sapal, com a consultoria científica do Dr. Carlos Antunes, do Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira.

Sendo motivo de orgulho para os educadores e alunos mais directamente envolvidos é, simultaneamente, mais um estímulo neste caminho que queremos continuar a trilhar pelo Conhecimento. Resta-nos dar o nosso melhor com as nossas crianças e alunos, em prol da Investigação em Ciência, e esperar que estes projectos cheguem a um bom porto – não um de abrigo, mas um de aventura!
Prof. Agostinho Oliveira

Sem comentários: