O secundário já foi… E agora?

No dia 10 de Março, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, sob orientação da Professora Cristina Pereira, as alunas do 12ºB, Diana Leitão, Graça Oliveira, Melissa Dantas e Sara Cunha, organizaram uma exposição no polivalente da escola E.B. 2,3/S de Caminha com o tema “Tradições Académicas”.

Na exposição foram apresentados elementos alusivos à vida académica, sendo alguns deles cedidos por ex-alunos, como por exemplo os trajes académicos e as insígnias.



Foram, também, apresentados cartazes informativos sobre a origem e as características de cada traje. Com estes apontamentos informativos, pretendia-se mostrar os elementos que compunham cada fato, assim como salientar as diferenças que existem entre os diversos trajes de acordo com a universidade que representam.

Ao longo da exposição, foi ainda sendo apresentado um filme composto por fotografias e vídeos reais representando as praxes e as várias actividades académicas, para mostrar algumas das vivências dos estudantes universitários.


O evento decorreu durante todo o dia, tendo sido muito solicitado pelos alunos e pelo corpo docente da escola.

Com esta exposição pretendia-se desvendar um pouco do universo universitário que é extremamente apelativo para muitos alunos, uma vez que representa uma nova etapa no seu percurso escolar. Atendendo ao facto de muitos dos que frequentam a escola E.B. 2,3/S de Caminha terem como objectivo continuar a sua vida académica depois de terminado o secundário, com esta exposição puderam conhecer um pouco desse mundo tão fascinante e tão difícil de alcançar. Para uns foi a visualização de um sonho e para outros a recordação e a saudade dos tempos de estudante.

Foi um dia aliciante para todos, em especial para os alunos do secundário que, por momentos, sentiram o seu sonho mais perto de ser concretizado e puderam respirar um pouco da atmosfera que rodeia o mundo universitário, cheio de tradições, entusiasmo e juventude.
Diana Leitão
Graça Oliveira
Melissa Dantas
Sara Cunha

Sem comentários: