Como é a Nau?

No dia 5 de Maio de 2011, houve uma visita de estudo a Vila do Conde, para visitarmos uma Nau...


A visita foi espectacular, pois vimos uma cópia de uma nau que existiu no século XVI. Para nós era enorme, mas na realidade era uma das mais pequenas na altura. A nau foi criada no estaleiro de Vila do Conde, que foi um dos melhores de todo o país, tinha os melhores trabalhadores, até chegaram a receber convites do rei, pois ele tinha que descobrir novas terras e com uma boa nau, isso seria mais fácil.
   
  • A nau tinha 6 quartos: Um era do capitão, o que comandava o barco;
  • Outro era de uma menina-órfã, que só podia conviver com o padre;
  • Havia também um para o capelão (o padre);
  • Um para o escrivão que escrevia tudo o que se passava na viagem;
  • Um para o timoneiro que orientava o barc
  • E um para o piloto que apontava, os sítios mais perigosos, para que os seguintes a utilizar o mapa já soubessem onde se tinham que desviar, etc.
A nau não tinha casas de banho, por isso usavam-se baldes. Para se limparem, pegavam numa ponta de uma corda bem farpada que, a seguir, deixavam cair ao mar para que ela ficasse limpa.

A Nau tinha uma parte de baixo - o porão - onde se guardavam as mercadorias, que iriam depois ser transportados para uma alfândega onde se pagava os impostos. Esses eram pesados.

Quando a embarcação regressava, nem metade da tripulação voltava. Alguns marinheiros ficavam nas terras encontradas e outros morriam por falta de alimentos frescos (a viagem podia demorar nove meses, um ano, ou até mais tempo). Quando não tinham mais nada para comer, eram capazes de comer os cadáveres de colegas que não tinham sido atirados ao mar. Era uma vida dura e muito complicada.

Para concluir:
·         Adoramos a visita de estudo;
·         Adoramos fazer este trabalho;
Foi  muito interessante, pois aprendemos como era uma nau.


Trabalho realizado por:
Tatiana Ribeiro Nº19
Inês Neiva Nº5
Ambas do 5º D

Sem comentários: