EB 2,3/S DE CAMINHA FESTEJA SEMANA DA EUROPA

A EB2,3/S de Caminha celebrou, entre 9 e 13 de Maio, a Semana da Europa, coordenada pelos Departamentos de Línguas e de Ciências Sociais e Humanas, que pretendem, de uma forma articulada, promover uma escola multicultural e práticas de relacionamento interpessoal favoráveis ao exercício de uma cidadania europeia.



As actividades concentraram-se, essencialmente, no polivalente, onde estiveram expostos os trabalhos dos alunos, realizados no âmbito das disciplinas de Geografia, EVT, Francês, Espanhol, Inglês, Alemão e Português, assim como exposições de objectos e de imagens alusivos à cultura de cada um dos países celebrados. Não faltaram os vídeos e a música oriunda de cada país, que em muito contribuíram para um ambiente festivo.

No dia do Francês, procedeu-se à degustação de crepes, sempre tão esperada, e que não deixou ninguém indiferente. Pelo meio, houve ainda jogos que apelaram à cultura geral dos alunos relativamente aos países de expressão francesa, filmes e projecção de fotografias alusivas ao mundo francófono.

O dia do Espanhol esteve repleto de jogos populares do país vizinho, claramente animados pelas t-shirts desenhadas pela aluna Ana Lindade do 11ºD, pela interpretação de canções espanholas e pela demonstração de dança latina por parte dos discentes. Foram também entregues os prémios referentes a actividades anteriormente realizadas.

No dia do Inglês, os alunos participaram entusiasticamente no concurso Teste os seus Conhecimentos de Inglês, com perguntas de carácter geral. Os alunos do CEF - Operadores de Informática projectaram fotografias de actividades por si desenvolvidas durante o ano lectivo. Ao longo da manhã, todos tiveram a oportunidade de acompanhar as preferências musicais do momento. Coincidindo com a hora do almoço, os mais novos desfrutaram do computer quiz.

Durante o dia do Português, decorreu um concurso de quadras destinado aos 2.º e 3.º ciclos do Ensino do Básico, subordinado aos temas «Mar/ Portugal» e «Ser Português», respectivamente. As quadras estiveram expostas para que a comunidade escolar elegesse a melhor. Foram vencedores os alunos João Alves do 5.ºC e Ana Raquel Alves do 8.º A. Um dos momentos mais marcantes foi a declamação de poesia por alunos do 5º ao 12ºano de escolaridade, na Biblioteca Escolar.

Ao longo deste dia, decorreu, ainda, no polivalente, uma exposição elaborada pelos alunos do 12ºB, Ana Luísa Rodrigues, Fábio Fernandes e Vanessa Purificação, no âmbito da Área de Projecto, subordinada ao tema “As 7 maravilhas de Caminha”. Foi apresentado um PowerPoint sobre a gastronomia e o artesanato característico do nosso concelho, que precedeu a votação numa das maravilhas a concurso. A acompanhar a actividade, foram apresentadas algumas iguarias da nossa gastronomia: broa de milho, chouriço, roscas, arroz doce, entre outras, que deliciaram toda a comunidade escolar.

A semana encerrou com o dia da Língua Alemã, repleto de actividades interactivas e de emoções fortes, com especial destaque para o concurso Landeskunde que desafiou os alunos do 6º ano de escolaridade a pôr à prova os seus conhecimentos sobre aspectos culturais dos países de língua alemã. Houve também lugar a um cantinho gastronómico dedicado à Schokofrüchte que a todos convidava a saborear deliciosos morangos cobertos de chocolate suíço. Na exposição permanente, uma amostra significativa de casinhas e monumentos típicos era o ponto de partida para a descoberta das cidades mais emblemáticas da Alemanha.

À semelhança de anos anteriores, cada língua apresentou a “Pergunta do Dia”, uma questão de cultura geral que testava os conhecimentos dos alunos sobre cada país.
Nesta Semana, os alunos tiveram ainda oportunidade de se deliciar, à hora do almoço, na cantina, com a gastronomia europeia.

Foi uma Semana da Europa plena de aprendizagens enriquecedoras, onde se alargaram conhecimentos, se partilharam experiências e se reforçaram a consciência e o respeito pela diversidade linguística.

Sem comentários: