Intercâmbio Escolar Caminha/ Pontault- Combault 2011

De 14 a 21 de Junho 2011

No passado dia 14, os alunos da turma C, do 8º ano, voaram rumo a Paris para mais um intercâmbio com os colegas de Pontault-Combault. Um ano mais (e já lá vão muitos, quase 30), uma turma de 17 alunos, acompanhados por duas professoras, deslocou-se a França onde conviveu com famílias e colegas franceses e usufruiu de um conjunto de actividades muito enriquecedoras para a sua formação.

Salientam-se a subida à “Tour Eiffel”, o passeio pelo rio Sena em “bateau mouche”; a visita aos jardins e palácio de Versailles; o deambular pelos famosos “Champs Elysées” a homenagem ao soldado desconhecido e posterior subida ao “Arc de Triomphe; a descoberta do sorriso da Joconda, da beleza da Vénus de Milo, entre outros, no “Musée du Louvre”; as experiências de “La Villette e ainda as tarefas escolares previstas para a estadia.




Nesta fantástica semana, os alunos do 8ºC viveram o vai e vem intenso e quotidiano de uma grande cidade como Paris. Andaram de RER, de autocarro e de metro, onde puderam comprovar o aperto, a correria, mas também a facilidade e rapidez dos transportes subterrâneos.

Algumas famílias ainda proporcionaram aos jovens a possibilidade de se divertirem no Parc Astérix, na Eurodisney, no zoo dos felinos, visitando Paris à noite ou participando em actividades familiares e de amigos.
Todas estas experiências: o contacto directo com a língua e cultura francesas permitiram que estes jovens vivessem uma semana de intensas sensações que certamente os marcará para sempre.

O intercâmbio só é possível graças a um conjunto de pessoas e instituições que se empenham para o sucesso da sua concretização, salientam-se as duas escolas envolvidas através das professoras responsáveis, as famílias, o comité de geminação e as duas Câmaras Municipais que apoiam financeiramente o projecto.

No próximo ano lectivo esperamos retribuir e receber tão calorosamente, tal como fomos recebidos, um grupo de jovens franceses.

Emília Roda e Helena Gama

Sem comentários: